Economia & Mercado

Super quarta: Fed sai na frente e eleva taxa de juros nos EUA; veja índice

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Este é o nono aumento consecutivo realizado pelo Fed, o banco central norte-americano  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 22/03/2023, às 16h29   Cadastrado por Yuri Abreu



Considerado o Banco Central dos EUA, o Fed elevou, nesta quarta-feira (22), os juros em 0,25 ponto percentual - esta é o nono aumento consecutivo da taxa. O processo ocorre em meio a recente crise enfrentada pelo setor bancário do país e foi decidida de maneira unanime.

Com a deliberação, de acordo com o jornal O Globo, agora os juros estão na faixa entre 4,75% e 5%, maior nível desde 2007.

"Indicadores recentes apontam crescimento modesto do gasto e da produção. Os ganhos de empregos aumentaram nos últimos meses e estão ocorrendo em um ritmo robusto; a taxa de desemprego manteve-se baixa. A inflação segue elevada", destacou o banco, em seu comunicado.

No entanto, o Fed afirmou que está "fortemente empenhado" em retornar a inflação à sua meta de 2%.

Na reunião de fevereiro, o Fed já havia elevado os juros em 0,25 ponto percentual. Desde então, parte do mercado chegou a precificar uma elevação de 0,50 ponto percentual após divulgações de dados de inflação acima do esperado e com um mercado de trabalho ainda aquecido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp