Educação

Sisu: 6 mil inscrições estão sendo feitas por minuto

Publicado em 09/01/2012, às 09h53   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Desde a abertura das inscrições na meia-noite de sexta-feira (6), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou, por minuto, uma média de 6 mil inscrições de estudantes interessados em disputar uma das 108 mil vagas em instituições públicas de ensino superior oferecidas para o primeiro semestre de 2012.
A ferramenta criada pelo Ministério da Educação (MEC) usa os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para unificar o processo seletivo de universidades públicas.
Segundo o MEC, nas 36 primeiras horas de funcionamento, o sistema registrou 1.669.504 inscrições de 862.752 alunos – cada estudante pode escolher até duas opções de curso. A expectativa do MEC é que o ritmo de inscrições supere o atual a partir de segunda-feira, primeiro dia útil de funcionamento do sistema desde que ele foi aberto ao público. 
O Rio de Janeiro é o estado com maior número de inscrições até o momento: 239 mil. Em seguida, vem Minas Gerais (184 mil), São Paulo (152 mil), Ceará (134 mil) e Rio Grande do Sul (109 mil). Na Bahia, são oferecidas 5.289 vagas. Todas as instituições baianas terão ações afirmativas, que podem ser oferecidas por meio de cotas ou de bônus na nota do candidato. 
Os interessados podem se inscrever até 12 de fevereiro, exclusivamente pelo site do Sisu. É necessário informar o número de inscrição e senha de cadastro do Enem 2011. Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. 
Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. 
Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.
A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp