Educação

Inscrições para 1.050 vagas em cursos do Pronatec começam nesta segunda-feira (12)

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O ingresso nos cursos será por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 20 de julho  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/07/2021, às 10h23   Redação BNews


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Estudantes e egressos da rede pública de educação e de instituições filantrópicas ou de instituição privada que tenham estudado na condição de bolsista integral poderão se inscrever, a partir desta segunda-feira (12), para o processo simplificado de seleção e matrícula de estudantes nas turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão oferecidas 1.050 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de ensino não presencial de Educação à Distância (EAD).

O edital de abertura da seleção foi publicado, neste sábado (10), no Diário Oficial do Estado (DOE). As inscrições irão até o dia 19 de julho e devem ser feitas através do Portal da Educação, por meio de formulário eletrônico, disponibilizado pela Secretaria estadual da Educação (SEC).

Com duração de 160 horas, os cursos disponíveis são de Assistente de Recursos Humanos; Microempreendedor Individual (MEI); e Promotor de Vendas. As capacitações rápidas têm como objetivo preparar o estudante para a vida produtiva e social, inserindo ou reinserindo jovens e trabalhadores no mundo do trabalho.

Pré-requisitos

Para participar da seleção é preciso que o candidato seja estudante ou egresso da rede pública de educação (federal, estadual ou municipal) ou, comprovadamente, de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral. É necessário também ser residente e domiciliado no Estado da Bahia e declarar-se integrante de família com renda per capita mensal de até meio salário mínimo e/ou de até três salários mínimos totais.

De acordo com a SEC, o ingresso nos cursos será por sorteio eletrônico, que será realizado no dia 20 de julho. A lista com o resultado parcial do processo de seleção deverá ser divulgada no mesmo dia, no Portal da Educação. Já a listagem com o resultado final será publicada no dia 23 de julho, no mesmo site.

Quem for contemplado precisará encaminhar os documentos para a pré-matrícula, de 23 a 31 de julho de 2021, para o e-mail [email protected]. Estão entre os documentos exigidos: cópia legível de RG e do CPF (frente e verso); cópia legível do comprovante de endereço atualizado dos últimos 60 dias (exemplo: conta de água, luz, telefone fixo ou móvel e gás encanado); e a cópia legível do certificado e/ou histórico escolar em frente e verso (Ensino Fundamental ou Ensino Médio).

A matrícula ocorrerá automaticamente de 2 a 4 de agosto após a confirmação dos documentos. As aulas devem começar no dia 9 de agosto.

Classificação Indicativa: Livre

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