Educação

Alunos das escolas municipais terão meia hora de aula a mais

Publicado em 20/02/2013, às 08h25   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os quase 135 mil alunos das escolas municipais de Salvador terão meia hora de aula a mais por dia a partir de abril. De acordo com informações publicadas pelo colunista Jairo Costa nesta quarta-feira (20), a medida que determina o aumento da carga horária vale tanto para quem cursa do 1º ao 9º ano quanto para as classes voltadas aos jovens e adultos. Desta forma, os estudantes terão de chegar às salas 30 minutos mais cedo. Pela manhã, o horário de entrada será 7h30, com saída às 12h. À tarde, das 13h às 17h30. Nas unidades que abrem à noite, o funcionamento também foi ampliado: das 18h às 22h. No total, a mudança no currículo elevou o número de horas/aulas anuais de cada aluno de 800 para 900, acréscimo de 12,5% em comparação com os anos passados.
Para efetivar a mudança, a Secretaria Municipal de Educação já acelerou o processo de recadastramento para trazer de volta às salas de aula das escolas regulares grande parte dos 1.092 professores que, atualmente, estão alocados em outros órgãos ou atuam em programas fora da rede de ensino da prefeitura. Ainda de acordo com informações do colunista, só ficarão livres da regra profissionais que trabalham em projetos como o das unidades educacionais mantidas em hospitais. Casos especiais serão avaliados, mas que a medida é irrevogável e foi determinada através de decreto baixado pelo prefeito ACM Neto (DEM) em janeiro.
Ainda de acordo com o colunista, a expectativa até o final do ano é pôr oito escolas no sistema. A primeira delas foi inaugurada em Pituaçu, na terça-feira (19). Para abril, estão previstas a abertura de mais duas, em Santa Cruz e no Nordeste de Amaralina.

Informações do colunista Jairo Costa

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp