Educação

Professores dão dicas paras para provas de linguagem e redação do Enem

Imagem Professores dão dicas paras para provas de linguagem e redação do Enem
Os estudantes precisam ficar atentos a todas as informações que surgem na prova  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 21/10/2013, às 22h47   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)



Para reforçar a preparação dos alunos da rede de ensino do Estado da Bahia inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em todo o país nos dias 26 e 27 deste mês, envolvendo 7,1 milhões de estudantes, os professores estaduais ressaltam algumas dicas que podem ser úteis na hora da prova de linguagem e redação.

Segundo o professor de língua portuguesa do Colégio Estadual Professora Noêmia Rêgo, no bairro de Valéria, em Salvador, Edson Lima, os estudantes precisam ficar atentos a todas as informações que surgem na prova. “O melhor método é ver, analisar e julgar. É importante interpretar todos os elementos da prova, tanto o texto como as imagens, charges, mapas e gráficos. A linguagem não verbal facilita a compreensão das questões”.

Ele sugere como exercício para treinar esse tipo de interpretação, a observação das cartelas publicadas com frequência nas redes sociais. Segundo o docente, a cobrança da prova de linguagem e códigos é por uma gramática contextualizada. “As informações trazidas na prova ajudam a organizar o pensamento. Não vemos mais tantas cobranças por conceitos. O estudante deve saber identificar, por exemplo, a transitividade do verbo, regência e concordância. Precisa ter ideia que, naquele momento, ele é o sujeito”.

Redação

Para muitos alunos, a redação é sinônimo de medo, mas, a fim de minimizar esse temor, o Ministério da Educação disponibilizou o Guia do Participante - A Redação do Enem 2013, que está disponível para download no Portal da Educação, explica de forma detalhada tudo o que os corretores esperam de uma boa redação, com dicas de como construir o texto, os argumentos a serem utilizados, o desenvolvimento do tema e o domínio da norma culta, além de apresentar as mudanças para a correção da redação.

Este ano, os critérios ficaram mais rígidos. A prova tem praticamente a mesma estrutura do ano passado, mas apresenta três mudanças que dão mais rigor à correção. Redações com trechos não relacionados ao tema proposto ou com algum tipo de deboche serão anuladas. Haverá maior exigência no domínio da norma culta. A terceira mudança busca aumentar o número de redações que irão para um terceiro corretor, em caso de grande diferença entre as notas aplicadas pelos dois primeiros corretores.

A professora de redação do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, no bairro Cajazeiras IV, em Salvador, Daniela Machado, também dá dicas. “O estudante deve prestar atenção para evitar as marcas de oralidade, separação de sílabas, chavões, gírias e ditados populares. Precisa cuidar também da estética do texto, cuidando das margens e da caligrafia”.

Tranquilidade e leitura do texto mais de uma vez é muito importante

De acordo ainda com a professora Daniela Machado, “o mais importante é ter tranquilidade, ler o texto motivacional mais de uma vez, ler o tema, interpretar e formular a tese da redação logo no início da prova. Orientamos os estudantes a construir o seu rascunho e deixar para transcrevê-lo somente no final, assim eles terão a oportunidade de revisar o texto”.

A leitura de jornais e revistas e a pesquisa por temas da atualidade são imprescindíveis para fazer uma boa redação, enfatiza Daniela. “O estudante só consegue escrever sobre o que ele conhece. É bom fazer uma revisão do que está acontecendo no Brasil e no mundo, bem como as diferentes perspectivas apresentadas acerca de um mesmo assunto”. Sobre o formato do texto, a professora orienta uma construção de quatro parágrafos, sendo um para introdução, dois para o desenvolvimento e um parágrafo final para a conclusão.

Foto: Divulgação 

Classificação Indicativa: Livre

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