Educação

Ufba: campus de Conquista em vias de sediar outra federal na BA

Imagem Ufba: campus de Conquista em vias de sediar outra federal na BA
Centro de aulas será embrião da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 24/02/2014, às 23h05   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Em reunião ordinária realizada na tarde da última quinta-feira, dia 20 de fevereiro de 2014, o Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia aprovou a possibilidade de desmembramento do Campus Anísio Teixeira de Vitória da Conquista. Embora isso não signifique a imediata separação daquele campus do conjunto da UFBA, está aberta a possibilidade da futura implantação daquela que está sendo chamada de Universidade Federal do Sudoeste da Bahia.
O próximo passo nessa direção, declara a Reitora Dora Leal Rosa, será a elaboração de um processo propondo a criação da nova instituição federal de ensino superior, que será encaminhado ao Ministério da Educação. Outras etapas se seguirão a esta, com a apreciação do pleito pelo Congresso Nacional até a aprovação pela Presidência da República. Quando o processo chegar a esta conclusão, a Universidade Federal do Sudoeste será a quarta universidade federal criada na Bahia, nos últimos anos.
Até 2006, apenas a UFBA existia na Bahia. Em junho de 2006 foi criada a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e, em 2013, a Universidade Federal do Sul da Bahia e a Universidade Federal do Oeste da Bahia, ampliando assim as possibilidades de acesso de jovens de diversas regiões do estado à universidade pública. Das três, apenas a Federal do Sul não surgiu a partir de um campus da UFBA.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp