Educação

Estudante em situação de rua é aprovado em universidade na Bahia

Arquivo Pessoal
Órfão de pai e mãe, antes de vir para a Bahia ele morou seis anos em São Paulo onde passou muitas dificuldades  |   Bnews - Divulgação Arquivo Pessoal

Publicado em 03/03/2024, às 10h17   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O carioca de 40 anos, Tiago Juvenal do Santo é um exemplo de inspiração para muitos jovens e adultos que desejam ingressar em uma universidade. O estudante mudou-se para Salvador, viveu em situação de rua e passou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde se prepara para começar o curso de licenciatura em teatro.

"Quando me contaram que passei, fiquei impressionado comigo mesmo, não acreditei. Foi muito rápido", revelou.

Nascido no Rio de Janeiro, Tiago foi criado em cidades da zona rural do Espírito Santo, onde trabalhou na roça desde criança. Órfão de pai e mãe, antes de vir para a Bahia ele morou seis anos em São Paulo onde passou muitas dificuldades.

O desejo de conhecer a Bahia foi fundamental na decisão da mudança de Tiago para Salvador. Assim como em São Paulo, o carioca também passou por dificuldades na capital baiana. Sem trabalho, nem recebimento de auxílios, ele foi para nas ruas.

Com o apoio do movimento das pessoas em situação de rua, Tiago foi acolhido em dois alojamentos municipais de Salvador.

Na segunda moradia, no bairro do Barbalho, Tiago foi questionado se gostaria de participar de um cursinho pré-vestibular do programa Universidade Para Todos (UPT), da Secretaria de Educação da Bahia - e topou na mesma hora.

"Eu fui o único do alojamento que quis participar", contou.

A partir daí, Tiago passou a frequentar o Colégio Estadual Severino Vieira, no bairro de Nazaré, em preparação para o vestibular. No total, foram somente três meses de estudos antes da prova.

"Foi muita coisa em pouco tempo. Em 10 meses me mudei, fui acolhido e aprovado. Sou eternamente grato", afirmou.

Segundo Tiago, seu objetivo é inspirar outras pessoas em situação de rua a não desistirem dos seus sonhos.

Com a aprovação, o estudante vai se mudar para o município de Senhor do Bonfim, cerca de 383 km de Salvador. É na cidade do interior baiano que o curso de teatro da Uneb é oferecido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp