Educação

Gigante do ramo de alimentação aposta em educação voltada aos entregadores

Divulgação / iFood - Foto Paulo Barros
Desde 2021, já foram emitidos quase 300 mil certificados para mais de 140 mil entregadores  |   Bnews - Divulgação Divulgação / iFood - Foto Paulo Barros
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 29/12/2023, às 13h22 - Atualizado às 13h23


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Com mais de 250 mil entregadores ativos, o iFood tem clareza do seu papel para impactar positivamente a trajetória de vida dessas pessoas. Partindo dessa premissa, a empresa oferece a estes trabalhadores - por meio de sua área de Impacto Social - programas educacionais que visam melhorar a sua jornada como entregador, aprimorar as suas habilidades profissionais e pessoais e até mesmo apoiá-los na busca por diferentes oportunidades, utilizando a profissão como trampolim social. Dentre estas iniciativas estão o iFood Decola e o Meu Diploma do Ensino Médio. 

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Criado há pouco mais de dois anos, o iFood Decola é uma plataforma educacional gratuita disponível a todos os entregadores cadastrados no iFood e que oferece mais de 100 trilhas de conhecimento. Somados, os cursos on-line totalizam 60 horas de aulas sobre temas como educação financeira, empreendedorismo, formas de potencializar os ganhos na plataforma, segurança no trânsito e no trabalho, dentre outros.

Desde a sua criação, em 2021, foram fornecidos mais de 290 mil certificados de conclusão para mais de 140 mil entregadores, sendo mais de 240 mil certificados só em 2023. Destes, 148 mil são referentes ao curso Primeiros Passos para Decolar, que prepara o profissional com tudo que ele precisa saber para realizar a atividade de entrega com excelência. O objetivo agora é chegar a 400 mil certificados em 2024. 

Lançado em 2022, o Meu Diploma do Ensino Médio - projeto que oferece bolsas de estudo para preparar entregadores para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) – registrou, este ano, mais de 14 mil inscritos. Destes, 8.300 realizaram a prova, o que representa 2,3% de toda a população que fez a prova no país e crescimento de 500% em relação ao ano passado.

“Esses percentuais nos orgulham muito e mostram o potencial do impacto que podemos gerar. Isso nos motiva a fazer mais e melhor todos os dias para atingir o nosso desejo de ter 100% dos entregadores que atuam na plataforma com o ensino médio completo”, celebra Fernando Martins, diretor de Impacto Social do iFood.  

Atualmente, pouco mais de 70 mil profissionais cadastrados na plataforma não concluíram o ensino médio. Para aqueles que finalizam os estudos pelo programa e querem continuar sua jornada de formação, o iFood oferece até 80% de bolsa nos cursos superiores da Faculdade das Américas (FAM).

O curso online e totalmente gratuito é realizado em parceria com a Termine seus Estudos e conta com aulas de reforço, simulados e suporte para dúvidas até a realização da prova, que é presencial. E para estimular a realização do exame, o iFood oferece ajuda de custo para o dia da prova para aqueles que a fizerem, uma iniciativa para compensar uma eventual diminuição na renda.  

“Como uma empresa genuinamente brasileira, que conhece profundamente os desafios do país, nós acreditamos que a educação é o principal vetor de transformação social. A esta crença, soma-se a nossa escala. Temos o potencial de impactar mais de 250 mil pessoas, além dos seus familiares. Ao mesmo tempo em que isso é muito poderoso, é também uma grande responsabilidade. Responsabilidade que abraçamos e que transformamos no propósito de todo o time: alimentar o futuro do mundo com educação”, destaca Fernando Martins. 

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