Educação

Governador da Bahia nomeia nova reitora e vice da Uneb

Divulgação
Eleitas em outubro, Adriana Marmori e Dayse Lago a partir de agora podem exercer as funções após ato do governador  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 11/12/2021, às 08h26   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Rui Costa, nomeou neste sábado (11) as novas reitora e vice-retora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), conforme publicação no Diário Oficial do Estado.

Eleitas em outubro, as professoras Adriana Marmori (reitora) e Dayse Lago (vice-reitora) a partir de agora podem exercer as funções. As duas têm mandato de quatro anos.

A chapa recebeu 3.330 votos (39,4%). Por decisão institucional, frente à pandemia, todo o processo eleitoral foi realizado por mediação tecnológica, com suporte de empresa e auditoria externas e licitadas. Participaram da votação online, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da Administração Central e de todos os campi da universidade, na capital e no interior da Bahia. Os votos são paritários, garantindo o peso de um terço para cada segmento.

A chapa composta pelos professores Marcelo Duarte Dantas de Ávila e Sofia Silva de Souza obteve 35,21%; e a chapa composta pelas professoras Carla Liane Nascimento Santos e Amelia Tereza Santa Rosa Maraux teve 21,95%. O total de votos em branco foi de 1,16 % e de votos nulos foi de 2 %.

Quem são:

Adriana Marmori: é detentora do título de Cidadã Barreirense, conferido pela Câmara de Vereadores de Barreiras, pelos serviços prestados à educação pública baiana. Está à frente da Pró-Reitoria de Extensão da UNEB e da Vice-Presidência do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (ForProex).

Possui mestrado em Educação e Contemporaneidade (UNEB) e doutorado em Difusão do Conhecimento (UFBA/UNEB/IFBA/UEFS/LNCC/Senai Cimatec). Foi vice-reitora da UNEB e chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA). É servidora pública docente vinculada à universidade e ao Colégio Estadual Governador Roberto Santos.

Dayse Lago: graduada em Pedagogia (Juazeiro) e Letras (Jacobina) pela Uneb, é doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Natural do município de Miguel Calmon, possui o título de Cidadã Ireceense, concedido pela Câmara Municipal, em razão de sua destacada atuação em prol da qualificação da educação da cidade.

Professora da universidade com passagens por Jacobina, Irecê e Salvador, é atualmente assessora chefe da Reitoria. Já atuou como pró-reitora de Ensino de Graduação, chefe de Gabinete, diretora de departamento, gerente de Gestão de Currículos Acadêmicos e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UNEB) e do curso de graduação em Pedagogia.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Leia também:

Candidatas a reitoria da Uneb apresentam propostas durante lançamento de chapa

Professoras iniciam campanha para reitoria da Uneb

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp