Eleições / Eleições 2022

ACM Neto é aconselhado a não escolher Marcelo Nilo para a vice; entenda o que está em jogo

Divulgação

ACM Neto tem até o dia da Convenção para anunciar o vice; Marcelo Nilo é quase carta fora do baralho

Publicado em 28/07/2022, às 16h48    Divulgação    Henrique Brinco

O deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) perdeu força nas últimas horas para ocupar a vice de ACM Neto (União Brasil), segundo o BNews apurou com fontes da campanha. O motivo principal, segundo se fala nos bastidores, é que a campanha de Jerônimo Rodrigues (PT) teria reunido material farto e bastante polêmico contra o parlamentar - o que poderia impactar e causar problemas para Neto na campanha.

 Aliados têm feito a "caveira" do deputado para Neto. Internamente, Nilo vem declarando que merece ser vice, sobretudo porque ele rompeu com o grupo do governador Rui Costa (PT) vislumbrando a possibilidade de finalmente ocupar uma vaga na majoritária (algo que ele próprio almeja há anos).  Contudo, a rejeição na base impede a escolha dele.

O deputado federal Félix Mendonça Júnior, por exemplo, é bastante resistente ao nome de Nilo. Inclusive, ele teria ameaçado romper com o grupo carlista na boca da eleição caso ele seja escolhido. Ele também indicou a irmã, Andrea Mendonça, para a vaga.

Neste momento, dizem as fontes, Neto estaria consultando outros deputados para ocupar a vaga. E aí, caso isto aconteça, Nilo seria recompensado com esses votos do eventual deputado escolhido numa campanha para a reeleição na Câmara Federal. Márcio Marinho (Republicanos) é uma das possibilidades, já que é do mesmo partido. Contudo, o jogo ainda é incerto.

Não sendo deputado, o nome mais forte até o momento é o de Edylene Ferreira, vereadora de Serrinha, do Republicanos. Ela é do interior e, pelo fato de ser uma mulher, seria um argumento contra a chapa majoritariamente masculina de Jerônimo Rodrigues. Inclusive, Márcio Marinho não abre mão de que a vaga seja do partido.

O ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, outro cotado para a vice, também teria perdido força no arranjo. A entrave: o partido. Sendo do União Brasil, mesmo partido de Neto, a escolha poderia causar um mal-estar na base.

O anúncio do vice de Neto deve ser feito até o dia da Convenção do União Brasil, marcado para 5 de agosto, às 9h, no Centro de Convenções de Salvador. Em campanhas anteriores, o ex-prefeito também aguardou o prazo limite das convenções para anunciar as chapas completas.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre