Eleições / Eleições 2022

Alexandre Aleluia afirma haver “abismo” entre pesquisas e apoio popular a Bolsonaro nas ruas

Joilson César/BNews
Vereador é uma das principais lideranças na Bahia que declara apoio à reeleição do presidente  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 27/05/2022, às 16h45   Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O percentual de intenções de voto no presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrado nas pesquisas presidenciais – sobretudo as mais recentes, Datafolha e XP/Ipespe, divulgadas nesta quinta e sexta-feira (26 e 27), respectivamente – não correspondem às manifestações populares nas ruas em favor da sua reeleição. A avaliação é do vereador de Salvador e pré-candidato a deputado federal, Alexandre Aleluia (PL).

Ele afirma receber com estranheza indicadores de crescimento do ex-presidente Lula, mesmo após declarações polêmicas que causaram desgastes ao petista. 

Leia também:

“O que me intriga, no geral dessas pesquisas, é que o ex-presidente Lula que, supostamente, é o primeiro colocado em todos os levantamentos não consiga ir às ruas. Também não creio que ele tenha subido nas pesquisas após dizer que é favorável ao aborto, contrário aos valores cristãos e da família e ter criticado a classe média por ter mais que um televisor”.

A Datafolha apontou, nesta quinta-feira (26), uma diferença de 21 pontos entre os principais nomes: Lula com 48% contra 27% de Bolsonaro no primeiro turno. Para o segundo turno, o levantamento mostrou 58% para Lula e 33% para Bolsonaro.

“Além disso, principalmente quanto ao Datafolha, há um precedente de erros grosseiros tanto nas eleições de 2020 quanto nas eleições de 2018, quando indicou que o presidente Bolsonaro perderia para Haddad e todos os outros candidatos”, augumentou Aleluia.

Na XP/Ipespe desta sexta, a diferença em primeiro turno caiu para 11 pontos: Lula 45% contra 34% de Bolsonaro. 

“A pesquisa da XP traz uma discrepância menor daquilo que observamos nas ruas, mas ainda representa um abismo gigantesco entre as fotografias e vídeos das manifestações a favor do presidente e os números”, completou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp