Eleições / Eleições 2022

Aplicativo do TSE já recebeu mais de 18 mil denúncias de campanhas irregulares no Brasil

Divulgação TSE
A ferramenta que existe desde 2014, pode ser usada pela população gratuitamente, basta baixar o aplicativo  |   Bnews - Divulgação Divulgação TSE

Publicado em 25/09/2022, às 17h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O aplicativo Pardal já recebeu mais de 18 mil de irregularidades nas campanhas eleitorais do país. O sistema, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permitiu a criação de 4.705 processos no órgão, que envolvem compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

A ferramenta que existe desde 2014, pode ser usada pela população gratuitamente, basta baixar o aplicativo pela Apple Store ou Google Play, seguir as instruções e, se possível, anexar as imagens do possível crime eleitoral. Até o momento, os eleitores de São Paulo, Pernambuco e Minas Gerais foram os que mais denunciaram.

São considerados crimes eleitorais e podem ser denunciados pelo aplicativo a compra de votos, calúnia eleitoral, derramamento de santinhos, falsidade ideológica eleitoral, injúria eleitoral, caixa 2, propaganda eleitoral — uso de frases e slogans do governo, promover desordem prejudicando trabalhos eleitorais, transporte ilegal de eleitores e crimes de boca de urna.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp