Eleições / Eleições 2022

Após fechar com Neto, PP mira em duas secretarias de Bruno Reis; uma delas é favorita

Vagner Souza / BNews
A gestão municipal em Salvador, através das secretarias, é a forma de acomodar novos aliados  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 16/03/2022, às 09h02   Victor Pinto, de Brasília


FacebookTwitterWhatsApp

Após fechar com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e perder cargos no governo da Bahia, o PP tem mirado sua artilharia em duas secretarias municipais na prefeitura da capital baiana, comandada por Bruno Reis (União Brasil).

Conforme apurado pelo BNews, direto de Brasília, a favorita é a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), hoje comandada pelo vereador licenciado Luiz Carlos (Republicanos), que pode ser candidato a deputado nesta eleição. Ele foi o mais votado na eleição passada.

Além da Seinfra, também está no radar do PP a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), hoje chefiada pelo deputado estadual licenciado Leo Prates (PDT). Com maior orçamento e diversos cargos, a pasta atrai a atenção de políticos com mandato. Pré-candidato a deputado federal, Prates vai deixar a SMS no final do mês, por causa do prazo de desincompatibilização, e quer indicar seu subsecretário, Décio Martins, para ocupar seu lugar. Com esse movimento, o ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador continua comandando a pasta mesmo de longe.

Aliados de longa data de Bruno Reis afirmam que dificilmente ele vai fatiar a SMS para partidos políticos. A pasta ao longo dos anos tem espaços ocupados por diversas indicações de vereadores e deputados. Uma nova sigla comandando a secretaria mudaria a configuração do fatiamento. Uma das prioridades de Reis, por exemplo, é indicar o sucessor de Geraldo Junior (MDB) para comandar a Câmara Municipal. Se limpa a SMS de indicados de vereadores, perde a maioria dos edis.

Corre por fora para o PP a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), hoje sob a batuta de Fabio Mota, que também vai deixar a prefeitura para coordenar a campanha de Neto. Essa, no entanto, tudo indica que ficará com Andreia Mendonça, irmã do presidente estadual do PDT e deputado federal, Félix Mendonça.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp