Eleições / Eleições 2022

Após frustração com Senado, Rui é cotado para assumir Ministério importante com Lula; saiba mais

Foto: Manu Dias/GovBA
Colunista apontou que Rui Costa é visto com bons olhos para ministério caso Lula seja eleito  |   Bnews - Divulgação Foto: Manu Dias/GovBA

Publicado em 28/03/2022, às 07h52 - Atualizado às 07h59   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-ministro da Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Dirceu indica o governador da Bahia, Rui Costa (PT), como um possível ministro de peso num eventual terceiro governo de Lula, atual líder nas pesquisas de intenção de voto frente ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a colunista Malu Gaspar, de O Globo, Rui é o nome preferido de Dirceu, ex-mensalão e ex-petrolão, para assumir o Ministério da Fazenda.

Além da aposta de José Dirceu, Rui Costa também tem a preferência do senador Jaques Wagner (PT) e, segundo a coluna, também tem apreço do deputado cearense José Guimarães. Essa admiração é fruto do ajuste fiscal promovido por Rui na Bahia.

Segundo Dirceu, um futuro mandato de Lula repartiria de novo o ministério da Economia entre Fazenda e Planejamento. Mas nem um nem outro teriam economistas da Unicamp, como Guido Mantega, Marcio Pochmann ou Aloizio Mercadante. Lula não confia neles. 

No mais, Dirceu e seus colegas vem repetindo o que Lula defende em seus discursos públicos: a revogação de itens da reforma trabalhista (ressuscitando, por exemplo, o imposto sindical); a tributação de  dividendos e de grandes fortunas; a retomada do controle de preços de combustíveis praticado no governo Dilma e o investimento em construção de refinarias. 

Receber o Ministério é visto como um bom prêmio de consolação para Rui, que desejava se candidatar ao Senado em costura amarrada junto ao PP e com a bênção do próprio Lula. Neste caso, João Leão (PP) assumiria o governo do Estado por 9 meses e o senador Otto Alencar (PSD) seria o candidato governista para o Palácio de Ondina neste ano.

Leia mais:

No entanto, o acordo desandou, obrigando Rui a continuar na cadeira do governo do estado até o final do mandato - o que gerou fúria de João Leão, que 'virou a casaca' e vai sair candidato ele próprio a Senador - mas na chapa de ACM Neto (União Brasil), principal opositor do atual governo baiano.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp