Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro diz que dará aumento real do salário mínimo em 2023: "colocamos a economia nos trilhos"

Isaac Nóbrega/PR
Declaração foi dada em um vídeo publicado nas redes sociais de Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Isaac Nóbrega/PR

Publicado em 22/10/2022, às 08h44   Cadastrada por Shizue Miyazono



Jair Bolsonaro (PL) garantiu que, se for reeleito, dará aumento acima da inflação para aposentados, pensionistas e servidores públicos, em um vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (21).

Na descrição do vídeo, o presidente afirmou que "apesar da pandemia e da guerra, colocamos a economia nos trilhos. Estamos arrecadando mais, mesmo com menos impostos, o que nos permite garantir, a partir de 2023, um reajuste acima da inflação para servidores, aposentados e pensionistas, e um aumento real do salário mínimo".

“Consertamos a economia do Brasil. Estamos arrecadando muito. Assim sendo, a partir do ano que vem, a nossa garantia de darmos a todos aposentados e pensionistas um reajuste acima da inflação. A mesma coisa no tocante aos servidores públicos, concedendo, no ano que vem, um reajuste acima da inflação”, afirmou Bolsonaro. “E o valor do salário mínimo, como fica? Também será dado um reajuste acima da inflação”, disse o presidente.

O vídeo foi publicado após a afirmação do ministro Paulo Guedes, nesta quinta-feira (20), que o governo estuda desvincular o reajuste do salário mínimo e de aposentadorias do índice da inflação caso Bolsonaro seja reeleito.

A declaração teve impacto negativo e, após repercussão na mídia e entre especialistas, o Ministério da Economia emitiu uma nota informando que "não há qualquer plano para alterar as regras dos reajustes anuais do salário mínimo e das aposentadorias pela inflação".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp