Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro intensifica agenda no Nordeste para diminuir rejeição eleitoral

Bolsonaro inicia tour pelo Nordeste em visita ao Ceará
presidente Bolsonaro tenta se aproximar da região nordeste visando reeleição  |   Bnews - Divulgação Bolsonaro inicia tour pelo Nordeste em visita ao Ceará

Publicado em 08/02/2022, às 08h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Região Nordeste está na mira do presidente Bolsonaro (PL) nessa semana que busca minimizar o índice de rejeição que possui nesse nicho eleitoral. A partir de hoje (8/02), a comitiva presidencial visitará o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ainda existe a possibilidade de encaixar a Paraíba no roteiro para prestigiar o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, filho da terra.

De acordo com o portal Metrópoles, as viagens do chefe do Executivo nacional são estratégicas já que, segundo pesquisas pré eleitorais demonstram que o candidato a reeleição não conquistou a empatia do nordestino. Segundo o Datafolha de dezembro de 2021 bolsonaro detém 17% das intenções de voto no Nordeste contra 61% de Lula (PT).

Ainda presente na memória eleitoral está a derrota das urnas nordestinas nas últimas eleições presidenciais de 2018, onde Bolsonaro teve menos votos do que o candidato Fernando Haddad (PT) no segundo turno. Foram apenas 30% dos votos ante os 69% do petista. 

Reduto eleitoral do ex-presidente Lula(PT), o nordeste tem sido alvo de comentários equivocados e pejorativos pelo chefe executivo nas redes sociais em suas lives semanais. Bolsonaro já trocou o local de nascimento do Padre Cícero, religioso venerado na região, enquanto falava sobre a revogação dos decretos de luto. em seguida, se referiu aos nordestinos como "pau de arara".

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí”, disse o presidente, durante a live.

O momento  mais esperado da viagem será a visita aos empreendimentos do projeto de transposição do rio São Francisco, onde a maioria foi iniciada em gestõpes anteriores.

Leia também:

Ministros do centrão querem Tereza Cristina como vice de Bolsonaro

Chapa Lula-Alckmin é aprovada por movimentos sociais e sindicatos

Bacelar cita força de Lula e diz que Podemos não tem "estrutura" para lançar candidato

Agenda

Nessa terça-feira a agenda começa com a visita a Salgueiro (PE) onde o presidente vai participar do evento de acionamento das bombas no Núcleo de Controle Operacional do sietema de transposição do Rio São Francisco. Já em Jati (CE),  ele vai vistar a barrage, Jati e as obras de retomada de liberação das águas para o Cinturão do Ceará. O empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021 por causa de problemas de manutenção.

O pernoite desta terça-feira será no município de Caicó no Rio Grande do Norte. Estado considerado reduto eleitoral de dois dos seus ministros: Rogério Marinho (PL) do Desenvolvimento Regional e Fábio Faria (PSD) das comunicações. Ambos vão disputar a vaga de governo do Estado.

Ainda em Caicó, Bolsonaro vai vistoriar as obras da Barragem de Oiticica, a porta de entrada das águas do São Francisco no estado. A estrutura vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidades potiguares. Também será assinada ordem de serviço para a segunda etapa da obra de pavimentação na cidade de Jucurutu (RN) interligando a sede do município ao distrito de serra de João do Vale. Segundo o governo, o investimento será de R$ 6,9 milhões.

Na sequência, o presidente vai a Jardim de Piranhas para acompanhar a chegada das águas do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte. As obras desse trecho foram inciadas há mais de 13 anos.

Apoiadores do presidente organizam ainda uma “jegueata”, espécie de passeio de jegue aos moldes das motociatas, para recepcioná-lo no estado. Ainda não há detalhes oficiais sobre a iniciativa.

Nordeste em foco

Não é de agora que o presidente busca se aproximar do povo nordestino. Em 2021, triplicou viagens aos estados do Nordeste focando na popularidade. Foram mais de 19 visitas segundo os registros oficiais. Durante a pandemia, iniciada em 2020, o mandatário dobrou as viagens para a região e acumulou 12 visitas em estados nordestinos. 

Esse ano o tour pelo Nordeste ocorre na semana que antecede a viagem internacional de Bolsonaro à Rússia, marcada para os dias 14 a 17 de fevereiro.

Apesar do aumento das agendas no Nordeste, a região do Brasil mais visitada por Bolsonaro desde o início do governo é a Sudeste, que concentra o núcleo empresarial do país.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp