Eleições / Eleições 2022

Levantamento mostra que Lula herda mais votos de Bolsonaro do que Moro

Reprodução
Segundo a pesquisa, um quinto dos eleitores do presidente em 2018 pretendem votar no petista  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 07/02/2022, às 18h26   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) pelo PoderData mostrou que, se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) herdaria 21% dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) em 2018. O levantamento, realizado entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, aponta que o petista captura mais ex-apoiadores do presidente que o ex-juiz Sérgio Moro, que herdaria apenas 10% dos eleitores. 

Leia mais:

Segundo o PoderData, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém, neste momento, 54% dos votos que recebeu na última eleição, 4% a menos do que apontava a última pesquisa realizada pelo instituto. Entre os que votaram em Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018, 72% dizem que vão votar em Lula. Há ainda uma parcela de 75% dos que votaram branco/nulo que declararam voto no líder petista. 

A pesquisa também levou em consideração os votos herdados por Ciro Gomes (PDT), que herdaria 4% dos votos de Bolsonaro e 12% de Haddad, e de João Dória (PSDB), com 3% de cada.

A pesquisa mostrou ainda que Lula segue na liderança pela corrida para o Planalto, com 41% das intenções de votos, porcentagem menor do que o necessário para levar a presidência em primeiro turno. A vantagem de Lula em relação a Bolsonaro, que possui 30% das intenções de voto, caiu de 14% para 11%. Ciro e Moro aparecem empatados em terceiro lugar, com 7%.

O PoderData entrevistou 3 mil pessoas por telefone entre 31 de janeiro e 1 de fevereiro. O registro da pesquisa no TSE é BR-09445/2022. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp