Eleições / Eleições 2022

Bolsonaro x Lula: Saiba tudo sobre o último debate das eleições

Reprodução/TV Globo
Bolsonaro e Lula fazem último debate nesta sexta (28), na Rede Globo  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 28/10/2022, às 08h22 - Atualizado às 08h23   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

As eleições estão chegando ao fim. Nesta sexta-feira (28), acontece o último debate entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidatos à presidência da República que se enfrentam em segundo turno. A transmissão começa às 21h30, na TV Globo.

Além da TV aberta, o debate também poderá ser acompanhado nas plataformas digitais da globo e na GloboNews. A apresentação é do jornalista William Bonner. 

Cada candidato será responsável por controlar seu próprio tempo por bloco, sendo dividido entre perguntas, respostas, réplicas e tréplica. E esse tempo não poderá ser "levado", caso não seja usado por inteiro, para o próximo bloco.

Durante todo o debate, os presidenciáveis terão direito de resposta caso sofram uma ofensa pessoal do adversário. Para solicitar, o candidato só precisa levantar a mão em silêncio.

O pedido será analisado pela produção e informado pelo mediador. Caso seja concedido, será liberado um minuto para o candidato se defender.

O debate será dividido em quatro blocos, sendo dois com temas livres e dois com temas determinados, além das considerações finais.

Primeiro bloco
O debate começa com um confronto direto entre os presidenciáveis. Cada um terá 15 minutos que deverão ser administrados entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro será o primeiro a perguntar, como foi definido em sorteio.

Segundo bloco
Com duas rodadas de 10 minutos, os candidatos terão o direito de escolher um tema já definido pelo Jornalismo da Globo. Cada presidenciável terá 5 minutos em cada uma das rodadas.

Terceiro bloco
Será a mesma dinâmica de confronto direto do primeiro bloco, sendo 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas para cada candidato. Desta vez, Lula começa perguntando.

Quarto bloco
Seguindo o segundo bloco, serão duas rodadas de 10 minutos com temas já definidos, e escolhidos pelos presidenciáveis. Cada candidato terá 5 minutos em cada rodada.

Ao fim deste bloco, cada candidato terá direito a um minuto e 30 segundos para as considerações finais.

No primeiro turno das Eleições 2022, o petista saiu na frente, com mais de 57 milhões de votos (48,43%), contra mais de 51 milhões (43,2%) do atual presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp