Eleições / Eleições 2022

VÍDEO: Bruno Reis faz desafio para Jerônimo Rodrigues por debates: 'com certeza será derrotado'

Foto: Joilson César/BNews
Jerônimo Rodrigues não está participando de debates no segundo turno  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 18/10/2022, às 10h14 - Atualizado às 10h22   Thiago Conceição e Vinícius Dias



Candidato do PT ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues tem escapado de participações em debates no segundo turno. Ele foi o nome com mais votos no primeiro turno e, agora, concorre contra o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), na segunda parte da campanha eleitoral.

As ausências de Jerônimo Rodrigues têm sido atacadas pelo próprio ACM Neto e por aliados - como é o caso do atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), que lançou um desafio para o ex-secretário de educação da Bahia na manhã desta terça-feira (18), durante inauguração da Casa do Estudante Quilombola, no bairro do Canela.

"O PT, que sempre defendeu o debate, o diálogo, a discussão, vejam que incoerência, é o segundo debate que Jerônimo não participa. Também não vai participar no da Record. A gente desafia que ele vá no da TV Bahia. Chega de se esconder, Jerônimo. Atrás de números, de outras pessoas. Se apresente, mostre quem você é. Quando as pessoas verem quem você é, com certeza será derrotado", disparou Bruno Reis.

No primeiro turno, ACM Neto liderava as pesquisas de intenção de voto e participou de apenas um debate, na TV Bahia. Nas ocasiões, Jerônimo esteve presente e criticou a postura de ACM Neto em faltar aos debates.

Para Bruno Reis, uma coisa não tem a ver com a outra. Ele avalia que os debates são diferentes de acordo com os turnos e as críticas feitas a ACM Neto no primeiro turno são diferentes das sofridas por Jerônimo agora, no segundo.

"Há uma diferença enorme entre o debate do primeiro turno e o do segundo turno. O debate do primeiro turno, sempre o candidato que está na frente vira alvo dos demais candidatos. Como o tempo é igual para todos os candidatos, há um desequilíbrio. No segundo turno, não. Há um equilíbrio para os candidatos, até porque são dois", iniciou.

Bruno Reis afirmou que Jerônimo Rodrigues é responsável por abrir um precedente "como nunca antes visto na política da Bahia. Quando teve segundo turno para governador em 94, todos estavam lá. Nas eleições para prefeito em Conquista, Feira de Santana. E aqui, Jerônimo foge dos debates. Ele não tem preparo, qualificação para ir a um debate contra Neto", pontuou o prefeito de Salvador.

Com a ausência de Jerônimo, os debates são convertidos no formato de sabatina por recomendação do Tribunal Superior Eleitoral. Por conta disso, ACM Neto foi sabatinado na TV Aratu e, na última segunda-feira (17), na TV Band Bahia.

Durante entrevista ao BATV, da TV Bahia, na noite da última segunda-feira (17), ACM Neto (UB) falou o porquê de ter adotado a postura de comparecer a todos os encontros somente agora no segundo turno.

O ex-prefeito de Salvador disse que, na primeira etapa do pleito, havia "um jogo combinado" entre os demais postulantes para atacá-lo. Nas justificativas para não participar dos debates, ACM Neto alegava ter problemas de agenda em relação à campanha.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp