Eleições / Eleições 2022

Caso Ana Coelho: Advogado bolsonarista anuncia medidas após derrota no TRE-BA

Dinaldo Silva/BNews
Candidato a deputado estadual, Leandro de Jesus (PL), que também é advogado, indicou qual caminho deve será tomado  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 09/09/2022, às 16h05   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O que parecia ser o fim de uma novela, acabou ganhou mais um capítulo. O advogado bolsonarista Leandro de Jesus revelou que medida vai tomar após ter o pedido de impugnação da candidatura de Ana Coelho (Republicanos), como vice-governadora na chapa encabeçada por ACM Neto (UB), negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), na última sexta-feira (2).

Em um vídeo divulgado na internet, na última semana, Leandro, que é candidato a deputado estadual, chegou a exibir uma matéria de um site da capital baiana em que traça um perfil da empresária, afirmando que ela é diretoria de uma emissora de um grupo de comunicação da cidade. "Isso a torna inelegível", acrescenta.

Além disso, na mesma filmagem, ele mostrou uma certidão da Junta Comercial da Bahia (Juceb), em que atesta, de fato a posição de Ana Coelho à frente da empresa. "É uma empresa familiar, que presta um serviço público de comunicação e, por óbvio, há incompatibilidade. Portanto, estamos aqui debruçados e vamos até o fim para que a Justiça seja feita. A lei serve para todos".

Os integrantes do TRE seguiram a voto da desembargadora Zandra Anunciação Alvarez Parada, que votou pela improcedência das ações e pelo deferimento do registro de candidatura de Ana.

No voto, a desembargadora ressaltou que foi afastada "a hipótese de inelegebilidade por ausência de desincompatibilização, julgando-se improcedentes as demandas impugnatórias ao registro de candidatura", pontuou a magistrada, no despacho.

Já nesta sexta-feira (9), em conversa com o BNews, Leandro de Jesus afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir que, desta vez, a candidatura de Ana Coelho seja impugnada.

"Nós vamos recorrer, porque obviamente nós não concordamos com as decisões que foram tomadas aqui, uma vez que elas não compreendem o que a lei determina. Por isso, vamos buscar as instâncias superiores para que a decisão correta seja tomada. E, assim, que a candidatura da Ana Coelho seja impugnada como lei exige", disse Leandro, garantindo que a medida tomada contra a empresária não tem qualquer motivação pessoal.

De acordo com ele, deve ser dada, até o próximo domingo (11), a entrada na nova ação junto ao TSE. Para isso, foi constituído o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que já atuou como ex-ministro do próprio Tribunal, além de defensor do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"As alegações são baseadas nos mesmos fatos que foram demonstrados aqui, inclusive com provas documentais, além do cerceamento imposto aqui onde nós não conseguimos, por meio do processo, fazer o levantamento de provas que foram negadas pelo Governo do Estado, seja pelo Portal da Transparência e pela Lei de Acesso a Informação. Sobre isso, o TRE não tomou nenhuma providência. Essa alegação nós também vamos levar ao TSE", indicou Leandro de Jesus.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp