Eleições / Eleições 2022

Cobiçado pelos dois lados, Zé Ronaldo tem "passe livre" da Justiça para candidatura; entenda

BNews/Arquivo
Ex-prefeito de Feira de Santana teve bens bloqueados pela Justiça em 2020, mas não o impede de concorrer a um cargo eletivo nas eleições, diz especialista  |   Bnews - Divulgação BNews/Arquivo

Publicado em 18/03/2022, às 19h23   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Figura de grande valor político em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, o ex-prefeito da cidade, Zé Ronaldo (UB), tem sido "cobiçado" por ACM Neto e por aliados ao governador Rui Costa (PT) para composição da chapa majoritária nas eleições de outubro.

No entanto, Ronaldo teve seus bens bloqueados pela Justiça em 2020, devido a uma suspeita de fraude em nove licitações da prefeitura de Feira com a Coofsaúde, cooperativa que prestou serviço terceirizado para a gestão. 

Leia também:

Em entrevista ao BNews, a advogada eleitoralista, Paula Bernardelli, explicou sobre o caso do ex-prefeito e se há a apossibilidade dele ter uma eventual candidatura impugnada futuramente. 

Segundo Bernardelli, o afastamento de um candidato por atos de corrupção exige condenação em segunda instância, uma condenação por ato doloso de improbidade administrativa ou uma condenação criminal. No caso de Zé Ronaldo, não há ainda nenhum tipo de condenção.

"Em tese ele pode ser candidato, sim. Mesmo nesses casos, às vezes, há margem para discussão da elegibilidade ou não do candidato", disse.

Sobre o bloqueio de bens do ex-prefeito, a especialista diz que, juridicamente, a medida costuma ser uma preventiva, tomada pelo juízo antes de qualquer julgamento e costuma ocorrer no ínicio de algumas ações, que não tem decisão nem de primeiro grau ainda.

"Se o que houve até o momento foi apenas o bloqueio de bens, sem qualquer condenação de segundo grau ainda, ele pode ser candidato sim", compleotou.

O BNews tentou contato com Zé Ronaldo para falar sobre o assunto e a possibildiade de se tornar inelegível por conta do bloqueio, mas não obteve sucesso. 

Nos últimos dias, o ex-prefeito tem adotado um discurso misterioso sobre de qual chapa irá fazer parte nas eleições deste ano. Ele, inclusive, não descartou ser candidato a vice-governador ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT). 

"Veja bem, onde há fumaça, há fogo. Acho que política é conversa, é diálogo. Se você tem diálogo em casa, acasa vai ter sempre paz. Tenho minhas posições claras, objetivas, nunca fui de enrolar ninguém. Estou com um plano, projeto. Eu acredito no projeto, quero ser candidato a vice-governador ou a senador. Trabalho arduamente. Aguardemos próximos capítulos", disse.

Por outro lado, Ronaldo ainda tenta ser chamado para a vice de ACM Neto, mesmo com a chegada de figurões à base aliada do ex-prefeito de Salvador, como João Leão (PP).

Ronaldo também já declarou que não será candidato nem a deputado federal nem a deputado estadual. Ele foi candidato a governador na última eleição pelo grupo de Neto e obteve 22% dos votos válidos, ficando em segundo lugar na disputa. Rui Costa, na época, foi reeleito com 75,5%.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags