Eleições / Eleições 2022

Após chegada de novos aliados, Zé Ronaldo amplia ofensivas para ter a vice de ACM Neto

Vagner Souza/Arquivo BNews
Pelo menos quatro aliados estão na disputa  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/Arquivo BNews

Publicado em 15/03/2022, às 18h58   Victor Pinto, de Brasília, e Eliezer Santos


FacebookTwitterWhatsApp

O desembarque de novos aliados ao grupo de ACM Neto (UB) aqueceu nos últimos dias a corrida por espaços na chapa majoritária, especialmente diante da oferta pública da vaga do Senado para o vice-governador João Leão (PP). Na longa fila que se forma agora pelo posto de vice, Zé Ronaldo (UB), ex-prefeito de Feira de Santana, recorre à relação pessoal que nutre com Neto para reivindicar prioridade.

Paralelamente, o PSDB sustenta o nome de João Gualberto, prefeito de Mata de São João, o PDT quer emplacar seu presidente estadual, o deputado federal Félix Jr., e o “novato” Marcelo Nilo já redirecionou a ambição do Senado para ser vice.

Leia também:

Internamente, Zé Ronaldo passou a listar as credenciais que o habilitam, colocando sobre a mesa um saldo eleitoral de consecutivas vitórias em Feira de Santana há mais de 20 anos, incluindo a recente eleição do sucessor Colbert Martins (MDB) em 2020 numa virada contra Zé Neto do PT.

O feirense tem dito a interlocutores que o recall favorável na maior cidade do interior da Bahia é um trunfo que pode ser determinante para ser escolhido por Neto. Para além disso, auxiliares apontam para o “o alto grau de confiança e a amizade” que os une – vide que Neto não dispensa a companhia dele nas viagens de pré-campanha pelo interior.  

Veja mais:

Em outra ponta, o ex-prefeito de Feira alega que a vice agora seria uma recompensa ao “sacrifício” que fez em 2018 de renunciar à gestão municipal para concorrer ao governo da Bahia, diante do recuo de Neto aos 45 do segundo tempo naquele ano.

Apesar da derrota acachapante para Rui Costa (PT) em primeiro turno – cenário até previsível por aliados – Zé Ronaldo recebeu 1,5 milhão de votos. 

Veja também:

Para chegar à majoritária, entretanto, o feirense sabe que precisa deixar o União Brasil e se ingressar em legenda parceira para facilitar a arrumação partidária. Nesse sentido, Zé Ronaldo já abriu conversas com o PDT, com cujo presidente nacional, Carlos Lupi, teve um encontro em uma churrascaria em Brasília, conforme o BNews revelou com exclusividade.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp