Eleições / Eleições 2022

Deputado do PT debocha após Bruno Reis chamar Jerônimo Rodrigues de "poste"; veja

Paulo M. Azevedo/ BNews
Deputado baiano faz críticas para o prefeito Bruno Reis, após gestor municipal chamar Jerônimo Rodrigues de "poste"  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/ BNews

Publicado em 21/09/2022, às 15h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Osni Cardoso (PT) rebateu as críticas do prefeito Bruno Reis (UB) para o candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT). O gestor da capital baiana chamou o nome petista para a disputa da gestão estadual de “poste”, em coletiva nesta quarta-feira (21).

"Na verdade, acho que de poste quem entende muito é ele, deve ser o máximo que ele consegue fazer em Salvador sem precisar pedir autorização para o padrinho. É uma vergonha para a cidade. Salvador não tem prefeito, tem um gerente. O pessoal do lado de lá anda assim, desequilibrado, e o prefeito está cada vez mais nervoso com a derrota que se aproxima", disse Osni Cardoso.

O deputado ainda afirmou que o grupo político de ACM Neto (UB), que também disputa a gestão estadual nas eleições de 2022, subestimou a força da base petista na disputa eleitoral deste ano.

"Essa postura do prefeito mostra também que ele ainda tem muito a aprender sobre política. Política não é lugar para satisfazer projetos individuais. O povo sabe observar isso, sabe qual é o grupo que realmente está preocupado com a Bahia e não com realizar sonhos de um indivíduo. Os sonhos que precisam ser realizados são os do povo", acrescentou o deputado.

Debate racial - Osni ainda criticou o ex-prefeito de Salvador por ele ter se autodeclarado pardo no registro de raça e cor de sua candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidata a vice-prefeita na chapa dele também se autodeclarou parda, mas, após ampla repercussão social em todo o país, afirmou que houve um “equívoco” e mudou a sua autodeclaração para branca.

“O ex-prefeito precisa decidir se as políticas de cotas raciais devem valer para todos. O DEM tentou acabar no Congresso com a Lei de Cotas de Ingresso nas Universidades e, agora, o ex-presidente nacional do partido tenta se beneficiar com políticas afirmativas para pessoas negras. Temos que colocar sim a ‘boca no trombone”, afirmou o líder petista.

Com base nas regras definidas para as eleições de 2022, mulheres e negros têm um fundo exclusivo com o objetivo de estimular os partidos a aumentarem as representações feminina e negra na política. Estimado em R$ 150 milhões, o fundo possibilita o acréscimo de, pelo menos, 30% no montante a ser gasto na campanha eleitoral.

“Desde que assumiram a gestão da capital baiana, nunca tiveram um olhar especial voltado para os negros de Salvador, a cidade mais negra do país. E agora se autodeclara negro. Você não tem vergonha, Neto?”, condenou Osni.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp