Eleições / Eleições 2022

Deputado faz projeção com ACM Neto em terceiro lugar nas eleições para governador; veja cenário

Ascom / ALBA
Alex da Piatã (PSD) afirma acreditar que votos serão verticalizados, com apoios de presidenciáveis  |   Bnews - Divulgação Ascom / ALBA

Publicado em 12/04/2022, às 15h05   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Rejeitada pelo pré-candiato ACM Neto (UB) e vista com bons olhos pelo também pré-candidato João Roma (PL), a verticalização da eleição para o Governo da Bahia, atrelada à polarização Lula x Bolsonaro no Brasil, já é algo comentado nos bastidores da política inclusive, com projeções que podem deixar muita gente surpesa.  

De acordo com o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), nesse cenário polarizado, ACM Neto pode acabar ficando em terceiro lugar na eleição, mesmo tendo liderado todas as pesquisas de intenção de voto até aqui. Isso porque o ex-prefeito não terá um palanque presidencial em apoio à sua candidatura na Bahia.

Leita também:

"Pelo histórico das últimas eleições, e desde a redemocratização do Brasil, na Bahia o histórico é esse. É de nacionalização na eleição estadual e o voto vir verticalizado. E isso acontecendo, se for pegar os números, corre o risco de ACM Neto ficar em terceiro, porque ele não tem palanque de presidente. Então, em tese, o voto de Lula casa com o voto de Jerônimo e o voto de Bolsonaro casa com o de João Roma. Aí vai ficar um restante de vinte e poucos por cento, pulverizado entre os outros candidatos, ou talvez menos de 20%. Portanto, eu acho que o risco é muito grande de na Bahia, o candidato ACM Neto ficar em terceiro lugar", disse o deputado.

ACM Neto tem tentado desassociar sua imagem de qualquer presidenciável. O caso mais recente foi com Ciro Gomes, que mesmo o PDT apoiando sua pré-candiatura, Neto rechaçou qualquer associação a Ciro, inclusive, mandou retirar do ar uma pesquisa que colocava ambos trocando apoios na Bahia. 

Já João Roma, em entrevista ao apresentador José Eduardo, em live no Instagram, na segunda-feira (11), mandou um recado ao ex aliado ao dizer que não acredita em pesquisa eleitoral e usa como exemplo a eleição de Bolsonaro à Presidência em 2018.

O ex-ministro também reafirmou que está alinhado diretamente com o governo federal e com o presidente Jair Bolsonaro. "Peca aquele que diz que não quer saber da eleição do Brasil, só da Bahia".

Jerônimo Rodrigues (PT) é outro que não esconde sua associação à imagem de Lula, e fez questão de mostrar isso no dia do lançamento da chapa majoritária governista, quando o ex-presidente visitou Salvador para participar do evento. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp