Eleições / Eleições 2022

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Saiba quais são as propostas dos candidatos ao governo sobre o tema

ACM Neto (Divulgação); Giovani Damico (Divulgação); Jerônimo Rodrigues (Divulgação/PT-BA); João Roma (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil); Kleber Rosa (Divulgação/PSOL)
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, saiba quais são as principais propostas políticas dos candidatos ao governo da Bahia sobre o tema  |   Bnews - Divulgação ACM Neto (Divulgação); Giovani Damico (Divulgação); Jerônimo Rodrigues (Divulgação/PT-BA); João Roma (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil); Kleber Rosa (Divulgação/PSOL)

Publicado em 10/09/2022, às 14h20   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data de conscientização que ocorre neste 10 de setembro, o BNews faz um compilado com as principais propostas dos candidatos ao governo da Bahia relacionados com o tema. O levantamento parte dos programas de governo apresentados pelos nomes que disputam a gestão estadual, diante da necessidade cada vez maior de políticas públicas de enfrentamento de um problema social e de saúde.

O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, destaca a ampliação da rede de saúde mental na Bahia, de modo que possa existir atendimento especializado em diferentes regiões do estado. O candidato pretende ainda garantir a atenção integral à saúde da população em sofrimento mental por meio de articulação dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) com as gestões municipais.

A pauta da regionalização do atendimento em saúde também é partilhada pelo candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto. No texto do seu programa, ele destaca apostas como a telemedicina para o atendimento das famílias e a aproximação da população do ponto de vista geográfico e setorial da atenção em saúde. Para isso, tem no radar a criação de novos convênios com entidades especializadas em determinada assistência, a exemplo da psicológica.

Já o braço direito do presidente Jair Bolsonaro na Bahia, João Roma (PL), tem como meta em plano de governo o fim da fila de espera para consultas especializadas através da reestruturação das unidades que fazem o atendimento em saúde para a população do estado, em ação conjunta com as prefeituras. O candidato também destaca a necessidade de acompanhamento em saúde nas escolas.

O candidato do PSOL, Kleber Rosa, tem como plano de governo a expansão atenção básica de saúde como organizadora da rede estadual, instituindo equipes multiprofissionais segundo necessidades de saúde territoriais. Entre essas equipes, menciona em seu plano a de saúde mental.

O candidato Giovani Damico (PCB) defende a “reestruturação radical do cuidado em saúde mental” na Bahia, em seu plano de governo. Ele ainda projeta a ampliação da rede de serviços com foco na saúde do trabalhador.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp