Eleições / Eleições 2022

Irregularidades em pesquisas são alvo da Justiça eleitoral; saiba motivos

José Cruz/Agência Brasil
Veja quantos processos relacionados às pesquisas estão em análise no TSE e nos TREs  |   Bnews - Divulgação José Cruz/Agência Brasil

Publicado em 24/09/2022, às 16h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Entre as diversas ações impetradas junto à Justiça Eleitoral, algumas delas estão relacionadas a irregularidades em pesquisas de intenção de voto realizadas por empresas.

Até agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais, em todo o país, apuram 291 processos que questionam a divulgação de pesquisas de intenção de voto sobre as eleições de 2022.

Nas sondagens abordadas, foram apontados diversos problemas, como fraudes, ausência de requisitos mínimos para publicação, irregularidades nos questionários ou nos métodos de análise, entre outros.

A maior parte dos processos (52%), de acordo com o portal Metrópoles, solicita acesso ao sistema interno do controle de dados dos levantamentos. Outras 51 ações indicam a divulgação de estudos fraudulentos.

Falta de registro no TSE, proibição do acesso dos partidos aos dados e uso para propaganda política na internet e nas redes sociais também são assuntos abordados.

Fraude

Entre os questionamentos protocolados e em análise nos tribunais regionais e no TSE, 51 tratam de suspeitas de fraudes em pesquisas.

Partidos, candidatos e advogados entraram com denúncias de favorecimento de nomes a partir de modificações em questionários, inconsistências nas perguntas, problemas no resultado, entre outros.

Os pedidos vão desde exigência de explicações dos institutos até a impugnação dos estudos e aplicação de multa.

Sanções

Da lista de ações reconhecidas pela Justiça Eleitoral, 284 constam como julgadas. Entre as sanções impostas pelos ministros aos institutos, estão: retirar do ar materiais em discordância com a legislação ou refazer as consultas nos moldes regulamentados pela Justiça Eleitoral.

Os dados constam no sistema DivulgaCand. Nele, a plataforma torna público o quantitativo de processos referentes ao pleito deste ano. As informações podem variar, a depender das movimentações judiciais.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp