Eleições / Eleições 2022

Jerônimo cresceu? Presidente do PT quebra silêncio sobre pesquisa que incomodou ACM Neto

Foto: Divulgação
Presidente do PT afirmou que pesquisa confirma apostas do partido na Bahia  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 17/07/2022, às 09h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente do PT baiano, Éden Valadares quebrou o silêncio sobre a pesquisa que gerou polêmica no meio político baiano. O levantamento divulgado pelo grupo A Tarde ouviu 1.683 pessoas na Bahia, entre 8 e 14 de julho. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 02664/2022. 

A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

O motivo da polêmica é contradizer o que outros institutos vêm apontando ao colocar Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil) em empate técnico. O ex-prefeito de Salvador tem 39,7% das intenções de votos, seguido de perto pelo petista, com 32,6%.

João Roma (PL) aparece em terceiro lugar, com 10,5%. Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) obtiveram, respectivamente, 2,1% e 0,2% da preferência. Votos brancos e nulos somaram 6,8%. Já os entrevistados que não souberam responder representam 8,2%.

"Não celebro nem lamento pesquisa. Já disse e repito: vamos comemorar nas urnas. Com humildade, sem salto alto. Mas a pesquisa divulgada por A Tarde neste domingo reforça a nacionalização como elemento central da disputa eleitoral na Bahia", afirmou Éden Valadares. 

Ele completou: "negar ou tentar desviar dessa questão é esforço em vão. O eleitor, a eleitora, decide primeiro seu voto para presidente e depois vai montando o restante da votação. Que vota 13, claro, vai buscar saber quem é o 13 para governador, deputado, etc. É lá e cá, é Bahia e é Brasil, e não tem como separar”, disparou.

Para o dirigente petista, a tendência é que Jerônimo, que tem capacidade administrativa testada e liderança política reconhecida, continue a crescer à medida que seu nome se tornar mais conhecido principalmente com as propagandas de TV e Rádio.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp