Eleições / Eleições 2022

Lula ou Bolsonaro? Saiba quem são as segundas opções dos eleitores de Ciro Gomes

Foto: Reprodução / YouTube / Ciro Gomes
Datafolha perguntou a eleitorado de Ciro Gomes quais são suas segundas opções  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução / YouTube / Ciro Gomes

Publicado em 27/05/2022, às 07h20   Carolina Linhares / Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Entre os eleitores que declararam voto em Ciro Gomes (PDT) na pesquisa Datafolha, 37% afirmam que poderiam ter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como segunda opção de voto. Apenas 10% dos eleitores do pedetista poderiam migrar para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ciro é o pré-candidato mais citado como segunda opção de voto entre os entrevistados, chegando a 20%.

A pesquisa Datafolha mostra que 30% dos eleitores afirmam que ainda podem mudar o seu voto —outros 69% já estão totalmente decididos a votar no candidato que escolheram. O índice é semelhante ao do levantamento anterior, de março, quando 32% admitiam mudança e 67%, não.

Leia também:

Os eleitores de Ciro estão menos consolidados do que os de Lula ou Bolsonaro —37% estão totalmente decididos a votar no PDT, mas 63% ainda podem mudar.

Entre quem vota Lula, 78% não cogita trocar seu candidato, índice de 75% para os eleitores de Bolsonaro.

Enquanto Ciro é apontado como segunda opção para 20% dos eleitores, Lula tem 17% nesse quesito, e Bolsonaro, 12%.

Entre os eleitores de Lula, 31% indicam Ciro como segunda opção. Há 16% que migrariam para Bolsonaro como plano B e outros 10% que indicaram João Doria (PSDB). O ex-governador paulista, no entanto, desistiu da corrida presidencial na última segunda-feira (23).

Doria também seria a segunda opção de 14% dos eleitores de Ciro. Como o Datafolha registrou a pesquisa antes da renúncia de Doria, o nome do tucano chegou a ser testado em um cenário e obteve 3% de intenção de voto.

Aqueles que declaram voto em Bolsonaro se dividem entre Ciro (21%) e Lula (20%) como segunda alternativa. Há também quem escolha Doria (12%) e o General Santos Cruz, do Podemos (7%).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp