Eleições / Eleições 2022

Moraes derruba vídeo de canal bolsonarista com fake news sobre Ciro Gomes

Nelson Jr./SCO/STF
Ministro do STF fixou uma multa diária de R$ 10 mil caso o canal bolsonarista não retire material do ar  |   Bnews - Divulgação Nelson Jr./SCO/STF

Publicado em 14/07/2022, às 18h15   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou que o canal bolsonarista "Grupo B38", no aplicativo Telegram, exclua um vídeo manipulado para divulgar fake news contra o pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), atendendo a um pedido da sigla. Uma multa diária de R$ 10 mil foi fixada para caso o material não seja excluído.

O vídeo apresenta um suposto diálogo entre Ciro e alguém apontado como chefe de uma organização criminosa, misturando, porém, trechos de conversas de integrantes de um grupo organizado, obtidas pela Polícia Federal em 2019, com fragmentos de uma entrevista concedida pelo pré-candidato em outro contexto, em setembro daquele ano.

"Trata-se, assim, de veiculação de fato sabidamente inverídico, com a aparente finalidade de vincular a figura do pré-candidato a membros de organização criminosa, o que, em tese, configura propaganda eleitoral negativa", afirmou o magistrado.

Moraes, em sua decisão, pontuou também que o coordenador do grupo tem responsabilidade sobre o vídeo publicando e "atribui-lhe o ônus de exercer controle sobre o conteúdo veiculado no ambiente virtual, de modo a evitar a disseminação de material revestido de ilicitude, incluindo-se ofensas ou propagação de discurso de ódio, e a preservar a integridade e veracidade das informações propagadas".

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp