Eleições / Eleições 2022

Partido na Bahia define condições em apoio a Jerônimo Rodrigues

Joilson César/BNews
Rede Sustentabilidade na Bahia declara condições em apoio a Jerônimo Rodrigues para o governo  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 04/10/2022, às 09h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade (BA) declarou apoio para o candidato ao governo da Bahia do PT, Jerônimo Rodrigues, com condições que consideram essenciais para uma possível gestão petista no estado.

Entre as principais pautas destacadas em nota divulgada nesta segunda-feira (3), está a questão socioambiental do combate à fome e a retomada de políticas contra o desmatamento, com foco no programa ambiental indicado por Marina Silva, eleita deputada federal.

Confira a nota na íntegra:

“A Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade (BA) avalia que a derrota das forças conservadoras no âmbito nacional e estadual é fundamental. Eleger Lula nesse momento é um compromisso com a democracia, com o combate à fome e à miséria, e com a retomada de políticas sociais consistentes para a maioria da população brasileira. É fundamental dar especial atenção à proposta do programa ambiental indicado pela Deputada Federal eleita e liderança global nessa temática, Marina Silva.

Na Bahia é preciso derrotar o projeto oponente, mas o apoio a Jerônimo deve ser condicionado a compromissos inadiáveis na pauta socioambiental. São eles:

- fortalecimento da política de recursos hídricos, do clima e adaptação às mudanças climáticas;

- apoio ao sistema estadual de unidades de conservação;

- ampliação da participação da sociedade civil nos conselhos estaduais de meio ambiente e de recursos hídricos;

- retomada da política de combate à desertificação, de florestas e de educação ambiental.

-combate ao racismo ambiental e defesa dos territórios tradicionais indígenas, quilombolas e demais comunidades.

- implantação de programa de pagamento de serviços ambientais e de tributação ambiental estadual.

- implantação de políticas de recuperação de áreas degradadas.

- estimular a elaboração e implantação dos Planos Municipais de Educação Ambiental e Planos Municipais de Mata Atlântica - PMMAS.

- Dotação orçamentária no PPA, LDO e LOA para aquisição de equipamentos e tecnologias digitais de georeferenciamento para fundamentar, tempestivamente as Auditorias, Avaliações e Perícias dos danos ambientais.

- na perspectiva da saúde, da qualidade de vida, das oportunidades de trabalho e renda para a juventude, é fundamental investir também no esporte escolar e de alto rendimento na Bahia.

Assistimos a um desmonte na área ambiental em âmbito federal, mas o Estado também precisa fazer diferença na questão da sustentabilidade. Isso é inadiável e compromisso inegociável da Rede Sustentabilidade na Bahia.

Salvador, 03 de Outubro de 2022

José Itamario

Porta-voz da Executiva Estadual da Rede Sustentabilidade (BA)”

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp