Eleições / Eleições 2022

Saiba quais bairros de Salvador deram mais votos a Jair Bolsonaro

Foto: Dinaldo Silva/ BNews
Jair Bolsononaro foi derrotado por Lula em todas as zonas de Salvador  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 04/10/2022, às 09h01   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em 2018, o presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado nas urnas em Salvador, mas conseguiu levar duas zonas eleitorais em primeiro turno. O feito não se repetiu em 2022 e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) papou todas as regiões da capital baiana.

Lula recebeu mais votos em cada uma das 19 zonas eleitorais de Salvador, A vantagem, no entanto, foi mais ampla em algumas das regiões. A 14ª ZE foi a que mais contribuiu para a liderança do petista na capital , de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa região, Lula teve 63.158 votos válidos, conquistando 71,75% do eleitorado.

A 14ª zona é formada por 19 bairros: Alto do Abacaxi, Bandeirantes, Barros Reis, Cidade Nova, Luis Anselmo, Matatu, Pau Miúdo, Santa Rita, Vila Laura, Bonocô, Brotas, Campinas de Brotas, Cosme de Farias, Pitangueiras, Vale do Matatu, Castro Neves, Dois Leões, Santo Agostinho e Baixa de Quintas.

Lula  venceu também com mais de 70% na 3° zona, onde teve 71,71%% dos votos e na 4° zona com 70,40% dos votos. A 3ª zona é composta pelos bairros de Caixa D'água, Iapi, Japão, Jardim Eldorado, Jardim Joana D'arc, Jardim Vera Cruz, Lapinha, Pedro Vaz, Queimadinho, Santa Mônica, Sieiro e Soledade. 

Já a 4ª tem Alto de Coutos, Base Naval de Aratu, Bom Jesus dos Passos, Coutos, Fazenda Coutos, Ilha de Maré, Nova Brasília de Valéria, Paramana, Paripe, São Tomé de Paripe, Tubarão, Vista Alegre e Periperi.

Os locais de vitória de Bolsonaro em Salvador na eleição passada foram a 13ª Zona, composta por Pituba, Itaigara, Caminho das Árvores, Costa Azul e região; além da 1ª Zona Eleitoral, que conta com  Barra, Campo Grande, Canela, Graça, Vitória e região.

Foram essas duas as regiões onde o atual presidente conseguiu suas melhores votações na cidade - ainda que saindo derrotado. Com 35% dos votos válidos em bairros como Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores, Bolsonaro conseguiu superar a barreira dos 30% somente nessas regiões.

Na 13ª zona, foram 34,76% de votos; em seguida a primeira zona trouxe 30,78% dos votos storeopolitanos nessas duas regiões.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp