Eleições / Eleições 2022

Pesquisa RealTime Big Data: Eduardo Leite lidera intenções de voto do governo do RS; veja números

Montagem/Reprodução
Do PSDB, Eduardo Leite está tecnicamente empatado com candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado  |   Bnews - Divulgação Montagem/Reprodução

Publicado em 28/07/2022, às 17h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa de intenções de voto ao governo do Rio Grande do Sul, divulgada pelo Instituto RealTime Big Data nesta quinta-feira (28), e encomendada pela TV Record apontou que o ex-governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), liderando a corrida ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Em segundo lugar, aparece o deputado federal e ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), com 24%. O candidato tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na sequência, aparecem o deputado estadual Edegar Pretto (PT), com 9%, o vereador de Porto Alegre Pedro Ruas (PSOL), 5%, o senador Luís Carlos Heinze (PP), 4%, o ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB), 3%, e o ex-deputado federal Vieira da Cunha (PDT), 2%.

Os que pretendem votar nulo ou em branco somam 10%. Não sabem ou não responderam representam 10%. Ao todo, a pesquisa ouviu 1.500 pessoas, por telefone, entre 26 e 27 de julho.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Por conta disso, Eduardo Leite e Onyx Lorenzoni estão tecnicamente empatados na disputa ao Governo do Rio Grande do Sul.

Por outro lado, o nível de confiança da pesquisa é de 95%. Contratada pela emissora, o levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número RS-04275/2022.

Senado

A pesquisa também simulou um cenário para o Senado. Nela, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão (Republicanos), está na frente, com 24%, empatado tecnicamente com a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), que tem 20%.

Na sequência aparece o ex-governador José Ivo Sartori (MDB), com 17%, em empate técnico com Ana Amélia.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp