Eleições / Eleições 2022

Relatório da OEA diz que urna eletrônica comprovou eficácia durante segundo turno

Antonio Augusto/TSE
No documento, entidade fez elogios ao trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no primeiro e durante segundo turno  |   Bnews - Divulgação Antonio Augusto/TSE

Publicado em 01/11/2022, às 17h36   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Por meio de relatório preliminar sobre o segundo turno das eleições, a Missão de Observação das Eleições (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou nesta terça-feira (1º) que a "urna eletrônica brasileira mais uma vez comprovou sua eficácia, produzindo resultados rápidos, que foram divulgados sem contratempos".

No documento, foi elogiado o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que atuou em um "contexto complexo, marcado pela polarização, desinformação e ataques às instituições eleitorais".

"A Missão deseja destacar o trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instituição que mais uma vez demonstrou seu alto nível de profissionalismo e solidez, o que lhe permitiu realizar com sucesso um processo eleitoral em um contexto complexo, marcado pela polarização, desinformação e ataques às instituições eleitorais", afirmou a entidade.

A OEA também elogiou"o trabalho dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), juízes e funcionários eleitorais e membros de locais de votação, "que contribuíram para a organização e execução dessas eleições", além de parabenizar "o compromisso cívico do povo brasileiro que, como no primeiro turno, foi às urnas em massa para escolher seus representantes".

O grupo teve 111 observadores entre o primeiro e o segundo turno, sendo comandado pelo ex-ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Rubén Ramirez Lezcano. O acordo para realização da missão foi celebrado em julho deste ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp