Eleições / Eleições 2022

Reunião entre Rui, Wagner e Lula em São Paulo para resolver chapa é adiada

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Reunião estava prevista para quinta-feira (10); nova data será arranjada  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 10/03/2022, às 12h13   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

Uma reunião marcada para esta quinta-feira (10) com as presenças do ex-presidente Lula, o governador da Bahia, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner foi adiada, conforme apurado pelo BNews. O encontro da cúpula petista, que seria em São Paulo, iria definir os rumos da chapa governista. Uma nova data será marcada.

O imbróglio envolvendo a construção da chapa começou com a desistência de Wagner em disputar o Palácio de Ondina. A decisão trouxe dor cabeça para o próprio PT, que havia defendido o nome há mais de um ano.

Em seguida, o plano B foi acionado. Tentar convencer o senador Otto Alencar (PSD) a ser o postulante do grupo ao governo. Otto declinou do convite e manteve a posição de continuar onde já planejava: concorrer à reeleição.

Leia mais: Rui se reúne com Leão e pede paciência, mas o clima político entre os dois não está bom
Leão quebra silêncio, diz que Wagner descumpriu acordo e faz projeção de futuro; confira
Lula ainda lidera intenções de voto em nova pesquisa, mas diferença para Bolsonaro cai

Por último – e talvez a decisão de maior impacto para a base – foi a declaração de Wagner na imprensa de que Rui Costa iria até o final do mandato, após reunião com Otto, Rui e Luiz Caetano (secretário estadual de Relações Institucionais).

Sem avisar ao PP, maior interessado e impacto da decisão, Wagner frustrou os planos do vice-governador João Leão de ficar à frente do governo durante os nove meses. O reflexo dessa entrevista de Wagner à Rádio Metrópole pode fazer com que o PP saia da base e migre para o grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto. 

Em nota à imprensa, Leão disse que Wagner descumpriu alinhamentos e admitiu conversas com ACM Neto.

O encontro desta quinta com Lula iria ajudar a definir o cenário, além de tentar reverter a situação com o PP. Com o adiamento, as decisões na base governistas se prolongam e deixa incerto o prazo que Rui deu para divulgar a chapa completa, que seria até domingo (13).

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp