Eleições / Eleições 2022

Rui se reúne com Leão e pede paciência, mas o clima político entre os dois não está bom

Foto: Mateus Pereira/GovBA
Rui pediu para seu vice-governador João Leão não tomar nenhuma decisão de cabeça quente  |   Bnews - Divulgação Foto: Mateus Pereira/GovBA

Publicado em 10/03/2022, às 11h29 - Atualizado às 11h32   Victor Pinto e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) teve uma reunião com o vice João Leão (PP) na noite da última quarta (9) e pediu que Leão tenha paciência e não tome nenhuma decisão de cabeça quente. O Bonitão ficou furioso após saber, pelo rádio, que não assumiria mais a cadeira de governador da Bahia com a renúncia de Rui, prevista para que ele saísse candidato a Senador nas próximas eleições.

Leão esteve em Brasília no início da semana e surgiu a possibilidade de romper com a base do governo, com quem caminha junto há 14 anos, e se juntar à oposição liderada por ACM Neto (União Brasil).

Leão ficou insatisfeito com a configuração anunciada sem aviso prévio por Jaques Wagner na rádio Metrópole. O senador declarou que Rui Costa fica até o final do governo e que o PT vai escolher entre uma “lista tríplice” o postulante a governador.

Veja também:Após rodadas de negociações em Brasilia, Leão se esquiva de pergunta sobre ir para base de Neto
Aliado de ACM Neto faz afago para atrair João Leão; veja recado
Deputado revela mágoa do PT e acha difícil PP 'voltar atrás' de rompimento

As decisões impactaram diretamente o PP. Primeiro que Leão queria assumir o governo por nove meses e já tinha esse pré-acordo estabelecido. Segundo que não é so agrado do partido apoiar Luiz Caetano, Jerônimo Rodrigues ou Moema Gramacho na disputa pelo Palácio de Ondina.

"Sei que o Governador falou a Leão que a partir de agora ele [Rui] vai comandar. Já cumprimos outros acordos com o PT, como no caso da eleição de Adolfo na AL-BA. Mas agora é entre eles lá, quero ver se Rui é bom de acordo mesmo, se manda mesmo", disse um deputado pepista ouvido pelo BNews.

O deputado ainda comentou que o clima dentro do PP não é bom e pouco favorável à manutenção da sigla na base governista. "O clima não está bom, principalmente com os federais, que são mais independente,s que não precisam do Governo do Estado. Houve uma falta de atenção enorme. Leão tem 14 anos de lealdade a eles e foi uma situação chata", afirmou.

Leia também:Em meio a novela na base, Wagner pede desculpas a João Leão e ao PP; assista

Rui já havia encontrado o pepista no início da semana, quando pediu  um "tempo" a ele para tentar equacionar o imbróglio. A ideia do governador é executar os planos A e B, que atualmente envolvem a candidatura de Wagner à cabeça de chapa.

O plano A consiste na chapa dos sonhos. Wagner candidato ao governo, Otto Alencar (ou Otto Filho) postulante a vice e Rui Costa no Senado Federal. O PP, neste cenário, abriria mão da majoritária.

Já o plano B seria Wagner candidato ao governo, Otto no Senado Federal e o deputado federal Ronaldo Carletto indicado do PP a vice. Nesta conjuntura, de forma mais remota, Rui Costa poderia disputar a Câmara Federal para arrumar o partido e puxar votos. Rui deu um prazo até 13 de março (domingo) para definir e anunciar a chapa completa.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp