Eleições / Eleições 2022

Rui Costa solta o verbo contra pressa de candidaturas à presidência da ALBA

Foto: Joilson César/BNews
Postulantes à presidência da ALBA começaram a se manifestar após eleições proporcionais se resolverem  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 05/10/2022, às 11h38 - Atualizado às 11h43   Daniela Pereira e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Logo após o resultado das eleições proporcionais (de deputados estaduais e federais) e do Senado serem finalizadas, uma corrida interessante começou nos bastidores da nova Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA): aquela pela presidência da casa. Dois nomes do partido que fez mais votos no pleito se colocaram à disposição para o cargo. A deputada estadual mais votada da Bahia, Ivana Bastos (PSD), e o atual presidente da casa, Adolfo Menezes (PSD), ambos parlamentares reeleitos.

Os movimentos de Adolfo Menezes não pegaram bem. Fontes do BNews dentro do PSD informaram que a confirmação não está caindo bem entre os aliados do governador Rui Costa (PT). O temor é que isso possa desagregar o grupo no segundo turno de Jerônimo Rodrigues (PT). "Eu se fosse ele não estaria dizendo isso por aí", disse um pessedista influente dentro do partido, em condição de anonimato, para a reportagem.

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) mandou seu recado sobre a polêmica nesta quarta-feira (5) e demonstrou preocupação para que a base faça uma luta de cada vez. "Primeiro que não cabe a mim comentar porque eu sou governador. Segundo, acho prematuro. Se alguém perguntar minha opinião eu vou dizer: prematura. Não tivemos nem o resultado da majoritária porque vai ter segundo turno", iniciou Rui.

 "Acho que é prudente os possíveis candidatos aguardarem um pouco mais, até porque a eleição vai acontecer no primeiro dia da sessão de fevereiro. Meu pedido para a base é que se concentre a cabeça e energia na garantia da eleição de Jerônimo e de Lula", completou em entrevista coletiva.

O PSD saiu vitorioso das eleições parlamentares, elegendo 9 deputados estaduais alguns deles, inclusive, entre os mais votados (Adolfo foi o terceiro mais votado). Por ser uma legislatura diferente, o regimento da Casa permite que ele tente uma reeleição.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp