Eleições / Eleições 2022

Saiba por que motivos a pesquisa Datafolha foi positiva para Jerônimo Rodrigues

Foto: Divulgação/PT-BA
ACM Neto continua liderando intenções de voto na pesquisa, mas é Jerônimo quem mais comemorou  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/PT-BA

Publicado em 15/09/2022, às 09h19   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Candidato do União Brasil, ACM Neto continua liderando com relativa folga a pesquisa feita pelo Instituto Datafolha e que apurou as intenções de voto para governador da Bahia a partir de 2023. Pela publicação da última quarta-feira (14), o ex-prefeito de Salvador seria eleito em primeiro turno com 57% dos votos válidos; ou 49% dos votos totais.

No entanto, quem teve motivos para comemorar foi o vice-colocado do levantamento, Jerônimo Rodrigues, ex-secretário de educação que é o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) no pleito. Ele registrou um crescimento de 12 pontos em relação à última pesquisa do mesmo Instituto, publicada antes do início do horário eleitoral nas televisões e rádio.

Jerônimo apareceu com 28% das intenções de voto na pesquisa, ainda 11 pontos atrás de ACM Neto, que oscilou cinco pontos para baixo em relação à publicação anterior. Diretora do Instituto Datafolha, Luciana Chong explica onde Jerônimo começou a conquistar mais eleitores.

"A gente percebe que antes a gente tinha 20% de eleitores que não têm candidato e esse índice passou para 14%. Outros dados reforçam o crescimento de Jerônimo: ele está mais conhecido entre os eleitores, a taxa de conhecimento dele subiu para 64% após o início do horário eleitoral. Ele tem mais eleitores que conhecem o número do que ACM. A pesquisa foi bem positiva para o candidato petista nesse sentido", disse em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta quinta-feira (15).

Outros fatores também foram interessantes para Jerônimo Rodrigues: o conhecimento prévio do número do candidato na urna é um deles. ACM Neto 'mudou' de partido recentemente após antigo Democratas se fundir com o PSL para dar origem ao União Brasil. Com isso, foi necessária a mudança da numeração da legenda. 

Além disso, na Bahia, 41% dos eleitores declaram o PT como partido preferido. E ainda há muita gente que não definiu ou sequer sabe quem são os candidatos. "É normal ter eleitores que ainda não se definiram. Tanto ACM Neto quanto Jerônimo cresceram. Com a aproximação das eleições, de fato, os eleitores buscam mais informações sobre os candidatos, vão se informando, vendo horário eleitoral, participando das campanhas na rua", avaliou Luciana Chong.

A margem de erro da pesquisa é 3 pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa registrada no TSE : BA-05325/2022 e BR-07455/2022.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp