Eleições / Eleições 2022

Netista diz que pesquisa 'contribui para desconfiança' e comemora derrubada

Tinoco - Joilson César/BNews
Justiça Eleitoral determinou suspensão da divulgação de cenário de pesquisa que aponta apoio de presidenciáveis  |   Bnews - Divulgação Tinoco - Joilson César/BNews

Publicado em 22/03/2022, às 13h48 - Atualizado às 13h55   Vinícius Dias e Léo Sousa


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador soteropolitano Claudio Tinoco (União Brasil), da base do ex-prefeito e pré-candidato a governador ACM Neto (UB), comemorou em entrevista ao BNews, na manhã desta terça-feira (22), a suspensão da divulgação de um dos cenários apresentados pela pesquisa Opnus/Salvador FM sobre intenções de voto para o governo da Bahia.

Acolhendo em partes pedido do União Brasil, o desembargador Vicente Oliva Buratto, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), embargou a divulgação do quadro em que os pré-candidatos a governador do estado aparecem vinculados a pré-candidaturas presidenciais.

Leia também: Félix minimiza medida de ACM Neto que busca não se vincular a Ciro Gomes

Nesse cenário, Neto diminui sua pontuação, associado a Ciro Gomes (PDT), enquanto o pré-candidato governista, Jerônimo Rodrigues (PT), cresce atrelado a Lula (PT). A vinculação ao presidenciável pedetista, no entanto, é rechaçada por aliados do ex-prefeito de Salvador, que defende a estratégia do "palanque aberto".

Para Tinoco, o levantamento traz "uma grande contribuição" para a desconfiança da sociedade quanto a pesquisas eleitorais ao trazer questões que "não têm nenhuma tradição, nem nenhuma vinculação com a racionalidade, do ponto de vista daquilo que se posta ao eleitor".

Leia mais: Ana Paula se esquiva sobre situação do PDT na chapa de ACM Neto

"Então ela acaba entrando num descrédito e eu ficou muito feliz que acabei de tomar conhecimento que a Justiça derruba o uso da vinculação de apoios presidenciais às eleições estaduais, aos pré-candidatos estaduais", afirmou o vereador.

Por outro lado, Claudio Tinoco ressaltou o fato de o aliado aparecer na liderança, com 65% das intenções de voto, no cenário estimulado - quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos - sem apoio presidencial. "Sinaliza, há seis meses das eleições, que ACM Neto, de fato, tem tudo pra ganhar essas eleições no primeiro turno", crava.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp