Eleições / Eleições 2022

TRE toma decisão sobre Beto Carrero World após promoção antipetista

Foto: Divulgação
Beto Carrero World prometeu desconto para petistas que passarem o domingo no parque  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação

Publicado em 28/10/2022, às 06h22   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

O TRE de Santa Catarina tomou uma decisão sobre o caso da promoção antipetista publicada pelo parque Beto Carrero World.

A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o parque Beto Carrero World de crime eleitoral, após a organização do empreendimento publicar em seu perfil do Instagram uma promoção exclusiva para eleitores petistas.

Essa promoção do parque foi divulgada após uma outra ter sido divulgada anteriormente, para eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), em que pessoas vestindo as cores verde e amarelo teriam o desconto de 25%.

A peça divulgada no perfil do parque anuncia que no dia do segundo turno das eleições 2022, no próximo domingo (30), o passaporte para pessoas que forem ao parque vestindo vermelho e que cheguem antes das 8h e fiquem até às 17h (horário de votação) terá 25% de desconto.

O TRE-SC julgou ação protocolada pelo PSOL. O juiz Sebastião Muniz entendeu que a estratégia da empresa consistia “em nítida tentativa de afastar o eleitor do processo eleitoral, assim incentivando a abstenção”. 

O Tribunal decidiu que o parque está proibido de realizar propagandas de cunho eleitoral, sob pena de multa de R$ 100 mil por publicação. Além disso, a empresa deverá retirar qualquer propaganda eleitoral ou partidária que esteja exposta em suas redes sociais ou em seu site.

“O objetivo da presente representação, portanto, não é só a retirada das propagandas em questão, mas também a imediata suspensão de toda e qualquer promoção ou benefício que vise o eleitor a eventual abstenção eleitoral ou que crie qualquer tipo de distinção de eleitores de um candidato ao de outro candidato”, determinou o juiz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp