Eleições / Eleições 2022

TSE determina que decisões de desembargador do TRE-BA sejam julgadas; confira prazo

Carlos Moura/SCO/STF
Decisão foi tomada nesta segunda-feira (19) pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura/SCO/STF

Publicado em 19/09/2022, às 21h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite desta segunda-feira (19), que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) julgue, num prazo de 48 horas, recursos da coligação "Pra Mudar a Bahia", encabeçada pelo candidato ACM Neto (UB) contra decisões do desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro.

A decisão partiu do presidente da Corte nacional, ministro Alexandre de Moraes e acontece após reclamação feita pelo ex-prefeito de Salvador.

Na decisão, Moraes pontua que os recursos eleitorais exigem julgamento no prazo de 48 horas, conforme prevê a Lei das Eleições. O ministro lembra ainda que a "omissão da prestação jurisdicional no período crítico da campanha importa em ofensa à lisura do processo eleitoral e lesão ao princípio da inafastabilidade da jurisdição".

De acordo com a coligação de Neto, nos processos, o magistrado concedeu direitos de resposta ao Governo do Estado no programa de TV do candidato do União Brasil.

Porém, o ente federativo não tem legitimidade para solicitar direito de resposta, o que caberia apenas a coligação do PT ou o próprio candidato do partido a governador. A coligação "Pra Mudar a Bahia" recorreu, mas os processos ainda não foram julgados.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp