Eleições

Arimateia avalia que pandemia requer que candidatos orientem eleitorado sobre prevenção a Covid-19

Vagner Souza / BNews
Candidato a prefeito em Feira de Santana destaca que Justiça Eleitoral disponibilizará estrutura necessária para que votação seja seguira  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza / BNews

Publicado em 02/10/2020, às 16h04   Luiz Felipe Fernandez* e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O  deputado estadual, e candidato à Prefeitura de Feira de Santana, José de Arimateia (Republicanos) avalia que o adiamento das eleições de outubro para novembro requer que os candidatos orientem os eleitores quanto a importância de participar das eleições seguindo todas as precauções para prevenir contra a covid-19.

"A pandemia trouxe essa mudança em tudo, tanto no momento que estávamos, no pico, e agora. Mesmo sabendo que ela está descendo [a curva de contaminação], mesmo assim as precauções continuam - o cuidado de lavar as mãos e usar o álcool em gel", ponderou o parlamentar em entrevista nesta sexta-feira (2).

O BNews publicou um raio-x do eleitorado da "Princesa do Sertão", apontando que a cidade conta com maioria de mulheres e solteiros entre votantes habilitados. Questionado sobre de que forma a pandemia poderia afetar a participação de eleitores que constituem o grupo de risco da Covid-19, Arimateia destacou que a Justiça Eleitoral disponibilizará toda a estrutura necessária para que a votação ocorra de forma segura. 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. O órgão pede que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e vote da forma mais ágil possível.

Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h, e é importante destacar que entre 7h e 10h o atendimento será preferencial para pessoas acima de 60 anos. Além da máscara, se possível, é preferível que cada eleitor leve sua própria caneta para assinar o 
caderno de votação - além da já tradicional orientação de levar uma "colinha" com os nomes de números dos candidatos a prefeito e vereador consigo. 

Para Arimateia, as famílias que tiverem um eleitor do grupo de risco também deve ajudar no processo."A pessoa pode justificar se não puder mas em um momento como esse - que a cidade precisa de uma mudança - as pessoas irem votar é importante", opinou. 

O candidato pondera que todos estão se se adaptando ao "novo normal" imposto pelo novo coronavírus, com as redes sociais cumprindo um papel fundamental em um contexto onde a realização de comícios fica impossibilitada.  "Por exemplo: Agora, se você for fazer uma caminhada, você tem que ir só com até 100 pessoas. Eventos também. Temos orientado sobre o uso de máscaras", exemplificou. 

Contudo, ele acrescenta que, apesar das restrições, a distribuição de  materiais de campanha -santinhos e panfletos - seguem cumprindo um papel importante. "Acho que o que não podemos é ficar parado. As redes sociais são uma ferramenta necessária e importante. Mas, particularmente, vou estar visitando os amigos e amigas, para orientar a população", conclui.

*O repórter viajou para Feira de Santana para cobertura das Eleições

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp