Eleições

Cancelamento dos debates eleitorais na TV ainda rende reclamações entre candidatos

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Candidatos citam debate realizado pela BAND em outubro para questionar decisão da TV Bahia e Record  |   Bnews - Divulgação Ascom / Band

Publicado em 10/10/2020, às 14h58   Tiago Paiva e Raul Aguilar


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A deputada estadual e candidata à Prefeitura de Salvador, Olívia Santana (PCdoB), e o candidato a prefeito da capital pelo PSOL, Hilton Coelho, voltaram a criticar os cancelamentos dos debates eleitorais na Rede Bahia e na Record Bahia, no primeiro turno, por questões sanitária, durante plenária da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) em Salvador, neste sábado.


“Eu acho que hoje o maior prejuízo a democracia são emissoras que estão desmarcando os debates. Isso é lamentável porque é no debate que o eleitorado vê o confronto de ideias, as propostas e se o candidato está apto ou não para governar Salvador. Eu estava com muita animação e fico muito triste de ver duas emissoras, a Record e a Rede Bahia, desmarcando os debates", lamentou Santana.

O candidato Hilton Coelho (PSOL) classificou como “Lamentável” o posicionamento da “TV Bahia que se soma ao da Record”, que é o de “lavar as mãos” em relação a “uma informação tão preciosa”, como os “diversos projetos das candidaturas” para a disputa eleitoral.

Hilton cita debate realizado pela Bandeirantes: “A Band provou, na prática, que é possível fazer o debate com tranquilidade, com segurança. Portanto, essa é uma postura demagógica e de fortalecimento de perspectivas autoritárias na nossa sociedade".

Tempo de TV e Rádio

Questionada sobre as discrepância no tempo de TV e rádio no horário obrigatório eleitoral, que possibilita, por força das coligações para chefe do executivo municipal, que alguns candidatos a vereador tenham um tempo de exibição maior de que muitos candidato à prefeitura: “Nós sabemos nosso sistema eleitoral ainda precisa muito ser aprimorado em favor da Democracia. Há um desequilíbrio evidente e nós temos que enfrentar isso”.

E para driblar o problema, Santana cita que sua campanha está apostando em uma forte atuação nas redes sociais, que classifica como “um território mais livre” para difusão de propostas e ideias.

“Estamos usando o espaço eleitoral na televisão e no rádio, mas sem jamais abrir mão das redes sociais, que é um território mais livre, onde é possível apresentar nossas ideias, nossas propostas e potencializarmos de fato o nosso programa de governo para ganhar a confiança da população; e a população tem que ter conhecimento sobre isso”, destacou a candidata a prefeita do PCdoB.

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