Entretenimento

1 ano sem Marília Mendonça: relembre a trajetória da rainha da sofrência

Reprodução/Instagram @mariliamendoncacantora
Marília Mendonça faleceu em um acidente de avião no ano passado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @mariliamendoncacantora
Franciely Gomes

por Franciely Gomes

[email protected]

Publicado em 05/11/2022, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

No dia 5 de novembro de 2021 uma notícia parou o Brasil. O avião, no modelo King Air C90, que levava a cantora Marília Mendonça para realizar um show em Caratinga, interior de Minas Gerais, acabou caindo e causando a morte da artista. Deixando toda a população brasileira em choque e marcando o fim de uma carreira promissora.

Conhecida como “rainha da sofrência”, a sertaneja estava acompanhada de  seu produtor Henrique Ribeiro e de seu tio e também assessor Abicieli Silveira Dias Filho. Além do piloto Geraldo Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana, que também faleceram no local.

Dona de centenas de hits, a artista foi a brasileira mais ouvida no Youtube e a 13ª do ranking mundial. De acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais), ela ainda possui 324 canções registradas no nome dela, e 391 gravações, próprias ou de outros artistas.

Trajetória

Nascida no dia 22 de julho de 1995, na cidade de Cristianópolis, em Goiás, Marília Dias Mendonça começou a carreira de compositora ainda criança. Aos 12 anos, iniciou nas escritas com a canção “Minha Herança” e mesmo com pouca idade já colecionava grandes sucessos, como “É Com Ela Que Eu Estou”, interpretada por Cristiano Araújo, “Até você voltar” e “Cuida Bem Dela”, sucesso de Henrique e Juliano.

Em 2015, a artista resolveu entrar de vez no mundo da música e gravou seu primeiro DVD, impressionando todo o Brasil. Porém só foi adentrar as paradas de sucesso no ano seguinte, com os hits “Sentimento Louco” e  “Infiel”, uma das músicas mais cantadas e tocadas de 2016. 

Marília seguiu lançando EPs e álbuns durante 2017, apresentando suas novas músicas de trabalho: “Amante Não Tem Lar”, “De Quem É a Culpa?” e “Transplante”, em parceria com Bruno e Marrone. 2018 marcou o início de sua colaboração com a dupla Maiara e Maraisa, lançando o “Agora É Que São Elas 2”.

Idealizando o projeto de gravar uma canção em cada estado do Brasil, a sertaneja lançou o álbum “Todos os Cantos” em 2019. Já em setembro de 2020 nasceu as “Patroas”, divulgando composições inéditas dela e das irmãs Maiara e Maraisa. A parceria também encerrou a carreira em vida da artista, no final de 2021, com o “Patroas 35%”.

Recordes

Desde que começou a lançar sua carreira musical, a loira quebrou recordes em todo o país. Durante a pandemia da covid-19, momento em que os artistas não podiam se apresentar em shows e eventos, Marília realizou a transmissão ao vivo mais vista da história do Youtube. Foram mais de 3,3 milhões de acessos simultâneos, em maio de 2020.

Ainda na plataforma, ela entrou para o TOP do Youtube ficando em 13º lugar no ranking mundial e se tornou a mulher que tem mais vídeos com mais de 100 milhões de visualizações. No Spotify,  a goiana se tornou a artista feminina mais ouvida em todo o mundo, desbancando cantoras internacionais como Taylor Swift, Doja Cat, Adele, Dua Lipa e Billie Eilish.

Nas premiações musicais, a mãe de Léo não ficava para trás. Recebeu duas vezes o certificado de disco de tripla platina, pelas mais de 240 mil cópias vendidas do EP “Homônimo” e do álbum “Todos os Cantos”. Ela também foi destaque na premiação internacional Grammy Latino, onde foi indicada algumas vezes.

Acidente

Cumprindo uma agenda lotada de show pós-pandemia, a vida de Marília foi interrompida de forma brusca. O avião de pequeno porte em que ela estava caiu próximo a uma cachoeira na zona rural da cidade de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais.

A perícia feita pelo Instituto Médico Legal, o IML, nos corpos das vítimas mostrou que os cinco morreram de politraumatismo, causado pelo impacto da aeronave no solo, que acabou se enroscando em fios de alta tensão. Exames toxicológicos e para detecção de doenças preexistentes também descartaram a hipótese de que o piloto e o copiloto tinham algum problema de saúde ou feito uso de substâncias psicotrópicas.

Apesar das investigações do caso ainda não terem sido encerradas, o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos)  ainda analisa os fatores contribuintes para a queda brusca da aeronave. Em entrevista coletiva, a Polícia Civil de Minas Gerais comentou sobre o assunto, nesta sexta-feira (4).

“O que a gente tem até agora na investigação, o que a gente sabe mediante depoimentos feitos é que o piloto não fez a manobra que se esperava, ele saiu da zona de proteção do aeródromo para fazer esse pouso. Então, é um fator que pode ter contribuído para que o acidente ocorresse”, informou Ivan Lopes Sales, delegado regional de Caratinga.

Família

Um ano após o fatídico dia, a saudade ainda é dolorosa para dona Ruth Moreira, mãe da cantora. Em entrevista recente ao ‘Fantástico’, da Rede Globo, ela afirmou que este foi o ano mais doloroso de sua vida e que chora todas as noites de saudade da artista.

“Foi o ano mais dolorido da minha vida. Só choro nas madrugadas, porque está todo mundo dormindo”, disse ela, que também informou que preferiu deixar o quarto de Marília do mesmo jeito que estava antes do acidente. “O cantinho da Marília, o closet era onde ela passava maior parte do tempo, escolhendo os looks”, mostrou.

Ex-namorado da sertaneja e pai do pequeno Léo, fruto de seu relacionamento com ela, o cantor Murilo Huff também contou sobre as dificuldades enfrentadas durante os meses sem a rainha da sofrência. “Todo dia é difícil. Alguns são mais que os outros, mas nunca vão deixar de ser. A gente acaba aprendendo a conviver com a dificuldade. A dor vai amenizando e aprendemos a conviver com ela. A saudade nunca vai passar, na verdade, ela só aumenta”, relatou ele ao portal ‘GQ Brasil’.

De acordo com o colunista Leo Dias, do Metrópoles, dona Ruth pretende viajar com o neto, Léo Mendonça Huff, para um lugar ainda secreto neste fim de semana. A ideia é ficar longe da internet e com o telefone desligado neste dia tão difícil, tentando ver a situação de uma perspectiva diferente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp