Entretenimento

Festa Literária Arco-Íris recebe autor vencedor do Prêmio Jabuti

Alessandra Calheiras e Divulgação
Evento gratuito acontece de 13 a 15 de agosto na Escola Arco-Íris  |   Bnews - Divulgação Alessandra Calheiras e Divulgação

Publicado em 06/08/2018, às 06h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ilustrador e escritor pernambucano André Neves, vencedor do Prêmio Jabuti, é o convidado da terceira edição da Festa Literária Arco-Íris (Flai), evento gratuito que acontece de 13 a 15 de agosto, na Escola Arco-Íris, em Brotas, na capital baiana.

Radicado em Porto Alegre, André conta um pouco sobre o seu processo criativo e faz uma sessão de autógrafos na festa que não se restringe aos alunos e é aberta ao público no dia 14, a partir das 18h30. Apresentação da Pracatum, feira de livros da editora LDM e sussurros poéticos também estão na programação que faz parte dos eventos comemorativos dos 40 anos da Escola Arco-Íris.

“Faz tempo que confabulo imagens. Algumas ficam na imaginação, outras, saem para os livros. Nem sei quantos. Sou pura imagem. Risco e rabisco. Só sei ser assim. Como se alma ilustração fosse”, escreve André Neves, que é autor de Nuno e as Coisas Incríveis, livro que teve três indicações ao Prêmio Jabuti 2017, vencendo o de melhor ilustração infantil; Tom, vencedor do Jabuti 2013; Obax, que recebeu o Jabuti de melhor texto e ilustração; e Sebastiana e Severina (Jabuti 2002).

Flai
Dedicada ao público infantil, a Flai foi criada como uma forma de incentivo à leitura das crianças. Durante quase dois meses, os alunos leem as obras do autor convidado e se preparam para o encontro que vai além da sessão de autógrafos. Oficinas com o autor e exposições de desenhos e quadros também fazem parte das atividades.

“Quando as crianças têm contato com o autor, aquele livro deixa de ser distante. O livro precisa estar próximo. Estamos formando leitores, isso é hábito. É assim que a gente faz a criança gostar de um livro, ter desejo de comprar outros livros, de sentar e ler”, destaca a diretora da Arco-Íris, Adriana Rossetto, sobre o evento que já recebeu, em outras edições, autores como o escritor e ilustrador Fernando Vilela, vencedor do Jabuti, e Ilan Brenman, referência na literatura infantil.

Psicóloga e idealizadora da Flai, Lena Lois reforça que “o elemento principal desse trabalho é ampliar todas as ações de leitura que já são feitas pela escola”. “Sabemos que atualmente o ato de ler se associa com leituras rápidas, como as leituras da tecnologia. Essa forma de ler já faz parte do dia a dia dos novos leitores. Mas os novos leitores também revelam uma dificuldade maior para se debruçar sobre textos mais longos e contemplativos como os textos literários. Daí a importância de apostarmos em ações como essa que aproximam o leitor de escritores e de suas obras”, destaca.

Além dos aspectos subjetivos, Lena ressalta que é importante se preocupar com os aspectos pedagógicos. “As crianças têm que saber escrever. Escrever bem, hoje em dia, é joia rara. A qualidade da escrita pode ficar um pouco prejudicada. Então, a Flai faz um investimento geral: diversão e contato com o autor”, garante.

Serviço
O quê: 3ª Festa Literária Arco-Íris
Quando: Dia 14 de agosto (aberto ao público a partir das 18h30); 13 e 15 (apenas para convidados).
Onde: Escola Arco-Íris, 88, Ladeira do Acupe de Brotas
Entrada gratuita

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp