Entretenimento

Alexandre Pires é alvo de operação da PF; saiba motivo

Reprodução/Instagram @alexandrepires_
Navio onde ocorria show de Alexandre Pires foi alvo de busca e apreensão  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @alexandrepires_

Publicado em 04/12/2023, às 17h26   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O cantor Alexandre Pires é alvo da Operação Disco de Ouro, deflagrada na manhã desta segunda-feira (4), pela Polícia Federal, para investigar um suposto esquema de garimpo ilegal em Terras Indígenas Yanomami (TIY). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A PF cumpriu mandado de busca e apreensão no cruzeiro do cantor, em Santos e a operação tem o objetivo de desarticular um esquema de financiamento e logística do garimpo ilegal pela organização que, teria movimentado, R$ 250 milhões. 

A organização teria contado com o envolvimento de Matheus Possebon, empresário do ramo musical e um dos responsáveis pelo núcleo financeiro dos crimes. Alexandre Pires teria recebido ao menos R$ 1 milhão de uma mineradora investigada.

Operação Disco de Ouro 

De acordo com informações do portal Metrópoles, as equipes executaram dois mandados de prisão e seis de busca e apreensão, emitidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima, abrangendo Boa Vista (RR), Mucajaí (RR), São Paulo (SP), Santos (SP), Santarém (PA), Uberlândia (MG) e Itapema (SC).

Essa operação é um desdobramento de uma ação anterior da Polícia Federal, iniciada em janeiro de 2022, na qual 30 toneladas de cassiterita, provenientes da Terra Indígena Yanomami, foram descobertas nas instalações de uma empresa sob investigação, sendo preparadas para exportação.

O inquérito policial revela que o esquema tinha como objetivo a "lavagem" de cassiterita retirada ilegalmente da Terra Yanomami. O minério seria falsamente declarado como originário de um garimpo regular no Rio Tapajós, em Itaituba (PA), sendo supostamente transportado para Roraima para ser processado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp