Entretenimento

Anitta pode perder recorde de hit mais ouvido mundo; entenda

Divulgação
Anitta estaria por um fio em relação ao Top 1 de 'Envolver'  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 13/04/2022, às 10h38   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Ela chegou ao Top 1 este ano e quebrou todas as barreiras do preconceito contra o brasileiro em relação a fama na plataforma de streaming Spotify. Anitta "envolveu" vários fãs com a canção e, agora, está na minha da plataforma por causa de uma possível fraude que pode ter ocorrido por parte dos fãs da artista.

Isso porque, depois que a milionária conseguiu ter alcançado a primeira posição no ranking TOP 50 Global, o Spotify viu que os números não foram tão organizados. Até esta quarta-feira (13), mais de 146 milhões de reproduções foram feitas. Os usuários da plataforma já somam mais de 381 milhões, dados divulgados pela própria empresa em novembro de 2021 e ela conseguiu chegar em primeiro na BillBoard.

De acordo com o Splash, uma das desconfianças está relacionado ao método de uso de redes VPN para reproduzir as canções incontáveis vezes com os novos IPs(burla o protocolo-raiz, que permite identificar um equipamento com acesso à internet).

Além disso, há várias publicações, tanto dos fãs, quanto da própria Anitta relacionados a como fazer as reproduções da canção de forma que pudesse contabilizar. O site Splash entrou em contato com o Spotify para entender a situação, mas, em nota, a empresa informou que não iria se pronunciar sobre o tema, mas afirmou que sempre analisa as ocorrências. Confira:

"Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos. O Spotify reserva-se o direito de remover conteúdo manipulado da plataforma."

"Colocamos recursos de engenharia e pesquisas significativos para detectar, mitigar e remover a atividade de streaming artificial no Spotify para que nada atrapalhe nossa missão de dar aos artistas a oportunidade de viver de sua arte e para que os detentores de direitos sejam pagos da maneira mais justa possível. Possível para o seu trabalho. A integridade disso é incrivelmente importante para nós, porque um fluxo ilegítimo significa que há artistas honestos e trabalhadores do outro lado que são afetados.".

Leia mais sobre BBB 22:
• Linn da Quebrada "desrespeita" Arthur Aguiar e equipe do ator manda recado; confira
• Natália é eliminada do BBB 22 com 83,43% dos votos
• Participantes do BBB 22 entram para a história do programa; veja recordes e saiba quem são

O assessor-chefe de Comunicação do "Staff" de Anitta se pronunciou nas redes sociais publicando uma carta aberta ao assunto. "Muito se fala sobre "Envolver e seu sucesso que dura até hoje no top 50 global do Spotify. A primeira cantora latina a chegar a posição #1 de forma solo é brasileira e se chama Anitta. Foi ela mesma que lá atrás uma vez me disse que uma minoria sempre tende a elevar um artista só para depois ter o prazer de diminui-lo. Infelizmente, ela tem razão", disse.

"Foi ela mesma que lá atrás uma vez me disse que uma minoria sempre tende a elevar um artista só para depois ter o prazer de diminui-lo. Infelizmente, ela tem razão"

"Vamos aos números de "Envolver" nos últimos 28 dias? Reparem que o país que mais ouviu "Envolver" foi o Brasil: 38.420.876 de plays. Mas se você QUISER realmente estudar os resultados, a perspectiva muda. Somados, os streamings dos 9 países que mais ouviram "Envolver" resultam em um número relevante e global: 42.801,642"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp