Entretenimento

Atriz da Marvel processa aplicativo de IA por “roubo” de imagem e voz; entenda o caso

Divulgação/ Marvel Studios
Estrela de Vingadores não autorizou o uso de sua imagem e voz para publicidade do app  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Marvel Studios

Publicado em 02/11/2023, às 18h34   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Conhecida como Viúva Negra nos filmes dos Vingadores, a atriz Scarlett Johansson ingressou com uma ação judicial contra um aplicativo de inteligência artificial que teria utilizado sua imagem em um anúncio online sem permissão.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a revista Variety, o material publicitário divulgado nas redes sociais foi veiculado pelo aplicativo "Lisa AI: 90s Yearbook & Avatar", e trouxe a atriz em uma produção de 22 segundos, não autorizada. 

O anúncio, veiculado no dia 28 de outubro na plataforma X (antigo Twitter), foi retirado de circulação após a polêmica, e nele, Scarlett Johansson aparece em uma antiga cena dos bastidores do filme “Viúva Negra”, da Marvel, antes de fazer uma transição para uma versão fotorrealista criada por inteligência artificial, enquanto uma voz falsa continua falando como se fosse a atriz, promovendo o aplicativo. 

“Não encaramos essas coisas levianamente. De acordo com o nosso curso de ação habitual, nestas circunstâncias, lidaremos com isso usando todos os recursos legais que tivermos”, afirma o advogado da atriz, Kevin York, em entrevista à Variety. 

O aplicativo, desenvolvido pela Convert Software, ainda se encontra disponível tanto na App Store quanto no Google Play, sob a denominação Lisa AI. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp