Entretenimento

Por que 4 de maio é o Dia de Star Wars?

Reprodução / Disney
Dia de Star Wars demarca comemoração para fãs da franquia  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Disney
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 04/05/2023, às 15h05


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira, 4 de maio, é o Dia de Star Wars, data escolhida para comemorar a franquia de ficção científica lançada em 1977 pelo produtor cinematográfico, George Lucas.

O dia foi escolhido para celebrar a franquia devido a fonética presente na data, que remete a uma popular fala presente nos filmes. Os fãs da famosa produção decidiram fazer um trocadilho com a frase “may the force be with you” (“que a força esteja com você”, em português), dita durante os filmes por diversos personagens. Na frase o “may the force” soa como “may the fourth", que traduz-se como “4 de maio”.

Apesar dessa coincidência com as palavras, a data comemorativa não existiu desde sempre. Somente em 2011, quando uma sala de cinema em Toronto, no Canadá,  decidiu organizar um dia especial para exibir a saga nas telonas, trazendo a brincadeira com as datas e a frase. 

Após a ideia genial do cinema, a Disney, que adquiriu a Lucasfilms (produtora de George Lucas), decidiu oficializar o dia 4 de maio como o Dia de Star Wars, sendo celebrado mundialmente por diversos fãs da franquia. A comemoração ficou tão popular que, em 2019, o Poder Legislativo do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, reconheceu a data e a oficializou juridicamente.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp