Entretenimento

Mais uma! Banda referência do axé fica de fora do Carnaval de Salvador

Reprodução / Redes Sociais
O grupo fará 11 shows, em diferentes estados, mas não terá nenhum desfile no Carnaval de Salvador  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Tiago Di Araújo

por Tiago Di Araújo

[email protected]

Publicado em 31/01/2024, às 07h58


FacebookTwitterWhatsApp

O Carnaval de Salvador sempre foi conhecido por oportunizar artistas de diferentes gêneros, de dentro e de fora da Bahia. No entanto, a ausência de algumas bandas tradicionais na folia de 2024 tem gerado polêmica e ligado o alerta dos foliões mais clássicos.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp. 

Assim como Cheiro de Amor, que terá apenas um dia para desfilar na festa, o Chiclete com Banana também perdeu espaço. Porém, o caso da banda referência do axé é ainda pior já que ficará completamente de fora do Carnaval da capital baiana e não vai desfilar nenhum dos seis dias de folia.

Em contato com a reportagem do BNews, o representante do grupo, Gabriel Cruz, explicou que a banda terá uma agenda cheia, mas fora da Bahia. "Faremos 11 shows no Carnaval, nos estados do Tocantins, Pará, Maranhao, Piauí e Ceará, mas não em Salvador", contou.

Chiclete com Banana atualmente é comandada pelo cantor Khill, que assumiu os vocais em 2018, depois da passagem desastrosa de Rafa Chaves, escolhido como substituto de Bell Marques. Nos tempos áureos, a banda já foi responsável por arrastar grandes blocos da folia, a exemplo do Camaleão, Nana Banana e Voa Voa.


Ara Ketu desistiu do Carnaval e virou polêmica

E não somente o Chiclete com Banana e o Cheiro de Amor tem perdido o prestígio no Carnaval de Salvador. A tradicional banda Ara Ketu, por exemplo, com 44 anos de existência, chegou a divulgar que estaria desistindo de se apresentar na folia por falta de valorização da prefeitura da capital baiana.

Em entrevista ao BNews, o empresário da banda desabafou sobre o tratamento que recebeu da gestão municipal. "Imaginávamos que seria importante para o Carnaval de Salvador a volta do bloco Ara Ketu. Não nos moldes tradicionais, mas voltados ao cunho social. A gente não ia comercializar abadá. Levantamos isso e nos classificaram como um bloco, não só pequeno, mas um bloco iniciante. Uma verba bastante reduzida para o Ouro Negro, que já inviabilizaria a nossa saída", disse.

Em meio à polêmica, a prefeitura chegou a anunciar o Ara Ketu como uma das atrações do primeiro dia da folia, na quinta."A Prefeitura de Salvador tem o máximo respeito a Banda Ara Ketu e mantém conversa permanente com os representantes da banda, para que façam parte da programação do Carnaval 2024. Na manhã desta terça-feira (30), inclusive, a participação do Ara Ketu foi garantida para a quinta-feira (8), no circuito Dodô", declarou, em nota.

No entanto, ao BNews, os representantes da banda negaram a existência de um acordo firmado. "Houve uma procura da Prefeitura de Salvador para retomar conversa com o Ara Ketu após a manifestação da banda, mas não há nada definido. Conversaremos com os representantes visando a resolução da situação e ressaltamos que trabalharemos com transparência com os fãs e a imprensa", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp