Entretenimento

Sabe o que é NPC? Conheça a nova tendência do TikTok que tem gerado altos lucros aos adeptos

Twitter / @npcstreamers
Uma nova tendência do TikTok encoraja os usuários a se comportarem como NPCs. A pioneira na web gringa foi a PinkyDoll, do meme "ice cream so good", e a moda chegou de vez ao Brasil  |   Bnews - Divulgação Twitter / @npcstreamers
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 12/09/2023, às 13h11


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos tempos, uma nova tendência no TikTok tem chamado a atenção, onde os usuários se comportam como NPCs (Personagens Não Jogáveis) e conseguem ganhar dinheiro com isso. 

Conhecida por ser altamente viciante, o TikTok mantém os usuários engajados por longos períodos de tempo, graças à rolagem contínua de conteúdo diversificado. Além disso, oferece recursos de transmissões ao vivo, que também ganharam popularidade. No entanto, recentemente, essa tendência de transmissões ao vivo assumiu um tom peculiar, ou digamos, excêntrico!

Leia também:Baixista do Ultraje a Rigor passa por novo procedimento e segue em UTI; saiba detalhes

Nas últimas semanas, muitas lives TikTok têm apresentado usuários que se comportam como NPCs. Resumindo, NPCs são personagens não jogáveis encontrados em videogames, muitas vezes programados para interagir pouco ou nada com os jogadores até que sejam acionados.

Os usuários se balançam, repetindo diálogos estranhos que lembram os de jogos mais antigos e respondendo entusiasticamente a doações de espectadores com falas de script.

Essas transmissões ao vivo atraíram grandes públicos e geraram uma quantidade significativa de dinheiro. Os streamers geralmente mencionam os nomes dos doadores em voz alta, incentivando as doações. Embora o TikTok não permita doações em dinheiro real, os usuários podem gastar dinheiro em itens digitais, como alimentos e objetos, que são entregues aos streamers e posteriormente convertidos em dinheiro real.

O fenômeno se espalhou globalmente e se tornou popular no Brasil, com tiktokers como PinkyDoll e Prizza viralizando por suas transmissões ao vivo como NPCs. Essas lives podem ser lucrativas, com alguns streamers ganhando milhares de dólares por transmissão.

PinkyDoll, cujo nome real é Fedha Sinon, se tornou uma celebridade das redes sociais este mês graças às transmissões excêntricas ao vivo em que ela imita personagens de videogames.

A reação dela aos cones de sorvete se tornou um meme, com muitas pessoas postando imagens do presidente Biden com seu lanche favorito junto com as palavras "Sorvete tão bom". Ela vai repetir essas palavras de novo e de novo, com a língua para fora enquanto faz barulho fingindo lamber um cone. Toda vez que ela repete seu bordão, ela está sendo remunerada. Isso é o trabalho dela.

Enquanto faz a transmissão, os espectadores enviam a ela presentes digitais na forma de itens animados, como rosas, dinossauros e cones de sorvete. Segundo o New York Times, a PinkyDoll ganhava, em julho, de US$ 2.000 a US$ 3.000 (quase R$ 10 mil a R$ 15 mil) por transmissão. 

Meio de "brinks" (mas ganhando dinheiro de verdade), o youtuber brasileiro Felca começou a fazer lives de NPC.

Portanto, essa tendência de se comportar como NPCs no TikTok provou ser uma maneira inusitada, mas lucrativa, de interagir com a plataforma e o público, agitando a web:

@lyralibero

O que as lives cringe de NPC e anime do Felca podem significar pro tiktok? Vem que eu te dou um ponto de vista da comunicação social! 🙃

♬ som original - Lyra Libero • MKT & TIKTOK

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp